32.3 C
Manaus
terça-feira, maio 21, 2024

Ministério da Justiça encerra participação da Força Nacional na busca por fugitivos de Mossoró

Força Nacional deixa operações de campo e dará lugar a ações de inteligência

Encerramento da Força Nacional em Mossoró; O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou o encerramento das operações da Força Nacional na busca pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A partir de agora, o foco das ações será direcionado para “ações de inteligência”, conforme informado pela pasta, que coordenava os esforços desde a fuga dos detentos em fevereiro.

Novo direcionamento das operações

Segundo André Garcia, secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), a partir de agora, os esforços de captura serão intensificados pelas polícias locais do Rio Grande do Norte, além do contingente da Polícia Rodoviária Federal e da recém-criada Força Nacional Penal.

O caso remonta ao dia 14 de fevereiro, quando Rogério Mendonça e Deibson Nascimento conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró, tornando-se os primeiros detentos a escaparem de uma prisão de segurança máxima no Brasil. Desde então, diversas forças policiais, totalizando cerca de 500 agentes, mobilizaram-se na tentativa de recapturá-los.

Mudança de fase

Após mais de um mês de buscas intensas, a Força Nacional cessa suas atividades de campo. O MJSP destaca que as operações passam agora para uma “segunda fase”, centrada em estratégias de inteligência. Essas ações serão conduzidas pela recém-formada Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), composta por diversas instituições policiais.

A retirada da Força Nacional não veio acompanhada de esclarecimentos sobre os motivos ou mudança de estratégia. Especialistas consultados pelo Estadão questionaram o tamanho do efetivo empregado, considerando-o excessivo e dispendioso.

Publicidade

André Garcia reiterou o compromisso com a recaptura dos fugitivos, ressaltando o apoio contínuo da Força Nacional Penal na segurança da unidade prisional e no suporte às autoridades locais. A determinação é manter o esforço concentrado até que os detentos sejam novamente detidos.

Veja TambémAutorização de Uso da Força Nacional para Busca de Fugitivos em Mossoró

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar