32.3 C
Manaus
terça-feira, maio 21, 2024

Samara Felippo quer a expulsão de alunas acusadas de racismo contra filha: ‘Poderão humilhar novamente’

Ato de Racismo e Repercussões

Samara Felippo: Luta Contra o Racismo Escolar; Segundo relatos de Samara e informações da escola, duas alunas do 9° ano da instituição pegaram o caderno da filha da atriz, que é negra, e escreveram ofensas racistas em uma das páginas. Após o incidente, o caderno foi devolvido ao setor de achados e perdidos.

Em entrevista ao g1, Samara expressou sua indignação: “Sim, pedi expulsão das alunas acusadas pois não vejo outra alternativa para um crime previsto em lei e que a escola insiste relativizar. Fora segurança e saúde mental da minha filha e de outros alunos negros e atípicos se elas continuarem frequentando escola. Não é um caso isolado, que isso fique claro.”

Apelo por Justiça e Consequências

A atriz enfatizou sua preocupação com o bem-estar dos envolvidos, inclusive das agressoras: “Eu sinceramente quero que as pessoas envolvidas, agressoras, né, que são meninas de 15, idade da minha filha, se reabilitem mesmo. Eu quero bem delas, eu não quero mal de ninguém. Eu só quero que não convivam no mesmo espaço, onde poderão futuramente humilhar novamente e ofender e cometer outros atos de racismo contra ela.”

Posicionamento da Escola

A Escola Vera Cruz emitiu um comunicado às famílias, informando que as autoras foram suspensas por tempo indeterminado e que outras medidas punitivas poderão ser tomadas, considerando o combate inequívoco ao racismo.

O colégio também destacou suas ações para promover a diversidade e combater o racismo estrutural, incluindo um Projeto para as Relações Étnico-Raciais iniciado em 2019.

Publicidade

Reflexão e Busca por Mudanças

Samara levanta questões sobre o que uma escola precisa fazer para ser considerada antirracista e incentiva um debate sobre políticas inclusivas: “Tem que refazer, tem que repensar, tem que fazer mais.”

Diante do episódio, a atriz ainda está processando os acontecimentos e não decidiu se irá retirar sua filha da escola. Porém, ela enfatiza a importância de buscar justiça e de promover um ambiente educacional seguro e acolhedor para todos.

O caso evidencia a necessidade contínua de enfrentamento ao racismo e de implementação de políticas educacionais que promovam a diversidade e o respeito mútuo. A busca por justiça e reparação é fundamental para garantir um ambiente escolar inclusivo e livre de discriminação.

Veja Também: Thiago Gagliasso Move Ação Judicial Contra Ludmilla Após Acusação de Racismo

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar