Características do verão no Hemisfério Sul
Distribuição das chuvas no verão
Durante o verão, chuvas são comuns em praticamente todas as regiões do país, com volumes que podem ultrapassar 400 mm. Contudo, áreas como o extremo sul do Rio Grande do Sul, o nordeste de Roraima e o leste do Nordeste registram volumes inferiores a essa marca.
- Sudeste e Centro-Oeste: As chuvas são influenciadas principalmente pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
- Norte e Nordeste: O norte dessas regiões é impactado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal responsável pela precipitação.
As regiões Norte e Centro-Oeste apresentam os maiores volumes de chuva, que podem variar de 700 mm a 1100 mm durante a estação.
Influência de La Niña no verão
De acordo com o modelo de previsão do APEC Climate Center (APCC), com sede na Coreia do Sul, há uma probabilidade de 60% para o desenvolvimento de condições de La Niña no trimestre de janeiro a março de 2025. Entretanto, a probabilidade diminui para 40% entre os meses de fevereiro e abril de 2025, sugerindo que, caso ocorra, o fenômeno será de curta duração.
Papel do INMET na previsão climática
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), é responsável por monitorar e prever as condições climáticas no Brasil. Representando o país na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950, o INMET continua sendo uma referência essencial para acompanhar fenômenos climáticos que impactam a população brasileira.
Veja Também: Chegou o Inverno: Temperaturas Acima da Média, Pouca Chuva e a Influencia de Fenômenos Naturais
Siga-nos no Instagram Para Novas Notícias: AMTV News (@portalamtvnews)