Pré-Qualificação pela OMS
Características da Vacina Qdenga
Em comunicado, a OMS descreveu a Qdenga como uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus da dengue. A entidade recomenda a aplicação da vacina em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em regiões com alta incidência da doença.
De acordo com as diretrizes da OMS, a Qdenga deve ser administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Este esquema vacinal é o mesmo adotado no Brasil.
Importância da Pré-Qualificação
“A pré-qualificação é um passo importante na expansão do acesso global a vacinas contra a dengue, uma vez que torna a dose elegível para aquisição por parte de agências da ONU, incluindo o Unicef e a Opas”, afirmou Rogerio Gaspar, diretor de regulação e pré-qualificação da OMS.
Gaspar acrescentou que, com apenas duas vacinas contra a dengue pré-qualificadas até o momento, espera-se que mais desenvolvedores submetam suas vacinas para avaliação, visando garantir a distribuição para todas as comunidades necessitadas. Além da Qdenga, a vacina da Sanofi Pasteur também recebeu pré-qualificação.
Implementação da Vacina no Brasil
No Brasil, a vacinação com a Qdenga começou na rede pública de saúde em fevereiro. Devido à quantidade limitada de doses fornecidas pelo fabricante, a imunização está restrita a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta um alto número de hospitalizações por dengue, depois dos idosos.
Atualmente, não há recomendação para a aplicação da vacina em pessoas com mais de 60 anos, devido à falta de estudos clínicos nesta faixa etária.
Aprovação pela Anvisa
A Qdenga foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Esta aprovação permite a comercialização da vacina no Brasil, desde que as condições estabelecidas sejam mantidas. Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).
Conclusão dos Fatores
A pré-qualificação da Qdenga pela OMS é um marco significativo no combate à dengue, ampliando o acesso global a esta importante vacina. No Brasil, a sua inclusão no SUS representa um avanço na proteção de crianças e adolescentes contra a dengue, ajudando a reduzir as hospitalizações e os impactos da doença.
Veja Também: Brasil Ultrapassa 2 Mil Mortes por Dengue em 2024: Alerta do Ministério da Saúde
Siga-nos no Instagram para Novas Noticias: AMTV News (@portalamtvnews)