Tragédia aconteceu no Santuário do Morro da Conceição, deixando também 22 feridos, incluindo uma gestante e uma criança.
Entre os escombros e os bancos da igreja, ao menos 22 pessoas ficaram feridas, incluindo uma gestante de 21 semanas e uma criança, cuja idade não foi divulgada. Estima-se que entre 60 e 70 pessoas estavam no local no momento do acidente. Vídeos gravados por testemunhas mostram o teto desabado sobre os bancos e pessoas tentando socorrer as vítimas.
Feridos Distribuídos em Quatro Unidades de Saúde
Os feridos foram levados para diferentes unidades de saúde na cidade:
- A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, recebeu cinco vítimas, todas em estado estável;
- A UPA de Nova Descoberta, na Zona Norte da capital, atendeu três vítimas, que foram posteriormente transferidas para outros hospitais;
- A UPA da Caxangá, também na Zona Oeste, recebeu quatro pacientes, incluindo a gestante, que foi transferida para o Hospital Barão de Lucena;
- O Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, acolheu nove pessoas, sendo oito adultos e uma criança de 4 anos. Segundo o hospital, os pacientes sofreram politraumas, mas estão conscientes e com quadro estável.
Os nomes das vítimas não foram todos divulgados, mas quatro delas foram identificadas no HR: José Carlos (59 anos), Isabel Antônia dos Santos (51 anos), Fábio da Silva Barros (39 anos) e Lucimar da Silva Barros (66 anos).
Investigação e Repercussão
As causas do desabamento ainda serão investigadas. O acidente ocorreu 99 dias antes da tradicional Festa do Morro, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Recentemente, haviam sido instaladas placas solares no teto do santuário, conforme publicado pelo perfil da igreja no Instagram.
O Corpo de Bombeiros deslocou 32 militares para o local, e 15 policiais militares também foram mobilizados. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil também atuaram na área. A prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias.
Reações ao Acidente
O presidente Lula lamentou o ocorrido em uma postagem no X, expressando solidariedade às vítimas, suas famílias e à cidade do Recife. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também se pronunciou, afirmando que equipes de segurança foram acionadas para resgate e atendimento às vítimas.
A vice-governadora Priscila Krause visitou o local e enfatizou a importância de prestar assistência imediata às vítimas e, posteriormente, focar na reconstrução do santuário, um símbolo importante para a cidade e o estado.
O padre Emerson Borges, reitor do Santuário, e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, também manifestaram pesar pelo acidente, destacando a solidariedade da comunidade e a necessidade de orações neste momento de dor.
Veja Também: Desastre em MG: Parte do Telhado de uma Igreja Desaba Após Celebração Deixando Alguns Feridos no Norte de Minas.