24.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 16, 2025

Suspeito de abuso sexual em manaus e preso

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deteve na terça-feira, dia 11, Tonyelson Souza da Silva, de 30 anos, que foi identificado como o responsável por três casos de abuso sexual contra mulheres no Centro de Manaus. 

Durante uma entrevista coletiva, foram divulgados os detalhes da prisão, e de acordo com a PC, constatou-se que ele também se aproveitava da vulnerabilidade das vítimas para praticar roubos.

Conforme declarou o delegado Marcelo Martins, responsável pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), os delitos foram registrados durante os meses de junho e julho, em datas próximas, frequentemente por volta das 19h, um horário de intenso fluxo na área central da cidade de Manaus.

A prisão ocorreu na Rua Alexandre Amorim, localizada no bairro Centro, situado na zona Sul da capital amazonense.

Publicidade

Segundo o relato do delegado, ele monitorizava atentamente as mulheres que transitavam na área e escolhia aquelas que não estavam atentas ou demoravam a trancar as portas de seus veículos. 

Utilizando uma arma branca, ele as dominava, conduzindo o veículo até uma área isolada, onde perpetrava os crimes.

De acordo com as investigações, foi constatado que Tonyelson Souza da Silva não apenas ameaçava as vítimas com uma arma branca, mas também as estrangulava, causando o desmaio das mulheres durante a execução dos crimes.

Segundo relatos, o homem provocou mais de dez desmaios em uma única vítima durante o crime. Outra mulher revelou que percebeu o estupro em andamento quando recuperou a consciência após ter sido submetida a um estrangulamento. Em outro caso, o agressor arrancou a orelha de uma vítima com uma mordida.

De acordo com o delegado Marcelo Martins, todas as vítimas identificaram Tonyelson como o autor dos estupros, que também resultavam no roubo de seus aparelhos celulares. Ele utilizava os dispositivos móveis para registrar os atos de violência sexual.

Sobre o Condenado de abuso sexual

Conforme relatado pelo delegado, em 2014, Tonyelson foi detido pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) por ter cometido agressão sexual contra duas vítimas, de 12 e 15 anos de idade na época. O crime ocorreu no município de Iranduba, situado a 27 quilômetros de Manaus. 

Ele as conduziu até uma chácara localizada no quilômetro 26 da rodovia AM-070, conhecida como estrada Manoel Urbano.

Após cumprir uma sentença de dez anos de prisão, Tonyelson Souza estava em regime semiaberto há três meses. Agora, ele enfrentará acusações de estupro e roubo, permanecendo sob custódia e à disposição da Justiça.

Conseguimos retirar esse criminoso de circulação, reafirmando, assim, nosso compromisso com a segurança pública do Estado. 

Gostaríamos de fazer um pedido gentil às mulheres que estejam sozinhas em veículos: por favor, estejam atentas ao trancamento rápido das portas de seus carros. Essa simples precaução pode contribuir para a sua segurança pessoal.

Dicas para se prevenir de ataques

Ao andar na rua à noite, é importante que as mulheres tomem certos cuidados para garantir sua segurança pessoal. Aqui estão algumas orientações para se proteger contra abuso sexual em várias ocasiões perigosas:

  • Esteja atenta ao seu entorno: Mantenha-se consciente do que está acontecendo ao seu redor. Evite distrações excessivas, como usar fones de ouvido em volume alto, que podem prejudicar a sua percepção do ambiente.
  • Caminhe em áreas bem iluminadas e movimentadas: Opte por ruas e caminhos onde haja presença de pessoas e iluminação adequada. Evite áreas isoladas e pouco iluminadas.
  • Esteja acompanhada, se possível: Procure andar acompanhada de amigos, familiares ou em grupos, especialmente durante a noite. Há segurança em números.
  • Informe alguém sobre seus planos: Sempre avise a alguém de confiança sobre seus planos de deslocamento, incluindo o itinerário e o horário estimado de chegada.
  • Confie nos seus instintos: Se algo lhe parecer suspeito ou desconfortável, confie em sua intuição. Se necessário, procure um local seguro ou peça ajuda a pessoas próximas.
  • Tenha um meio de comunicação disponível: Carregue consigo um celular ou dispositivo de comunicação para casos de emergência. Mantenha-os prontos para uso.
  • Evite exibir objetos de valor: Mantenha joias, bolsas de grife ou outros itens de valor discretos, especialmente em áreas públicas.

  • Utilize transporte confiável: Prefira táxis, serviços de transporte por aplicativo ou transporte público confiável. Certifique-se de compartilhar detalhes da viagem com alguém próximo.
  • Conheça rotas alternativas: Esteja ciente de rotas alternativas que possam ser mais seguras ou mais movimentadas em caso de necessidade.
  • Aprenda técnicas básicas de autodefesa: Considere aprender técnicas básicas de autodefesa que podem ajudar a aumentar sua confiança e capacidade de se proteger, se necessário.

Lembrando que cada situação é única, e é importante confiar em sua intuição e adaptar essas orientações de acordo com o seu ambiente e contexto específico.

Artigos Relacionados

Pode Gostar