Protesto em Manaus para Reivindicação de Melhores Condições Trabalhista
Protesto de servidores do INSS em Manaus por melhorias: Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram um protesto nesta terça-feira (1º) em Manaus, reivindicando melhores condições de trabalho e uma reestruturação de suas carreiras. A manifestação aconteceu em frente a uma das agências do órgão, localizada no bairro Cachoeirinha, na Zona Sul da capital.
Trabalhadores buscam valorização profissional
Desde o início de agosto, os servidores do INSS no Amazonas aderiram à greve nacional da categoria. De acordo com representantes do movimento grevista, dos 180 funcionários lotados no estado, cerca de 60 participam ativamente da paralisação. Entre as principais demandas dos servidores estão a recomposição salarial, além da valorização e reconhecimento profissional.
Durante o ato desta terça-feira, os trabalhadores realizaram uma encenação simbólica, representando um “velório” em que o INSS seria a vítima, protestando contra o que eles chamam de “abandono” da instituição.
Serviços estão parcialmente reduzidos no estado
Embora a paralisação tenha impactado os atendimentos, nenhuma agência no Amazonas está completamente fechada. No entanto, alguns serviços, como a concessão de aposentadorias, auxílio-doença e perícias médicas, estão sendo prestados de forma reduzida.
De acordo com os grevistas, os serviços presenciais estão limitados a perícias e avaliações sociais, enquanto outros pedidos podem ser feitos por meio do aplicativo “Meu INSS” ou pela Central 135. No entanto, o acúmulo de processos e a demora no atendimento preocupam tanto servidores quanto os cidadãos.
“Mesmo com as ferramentas de automação implementadas pelo INSS, observamos uma queda na qualidade e no tempo de resposta para várias demandas. Processos simples, como a atualização de cadastro ou pagamento atrasado, têm enfrentado longos períodos de espera”, afirmou Túlio Cesar Imbiriba, gerente de uma das agências em Manaus.
População apoia a mobilização
A doméstica Maria, que procurava atendimento em uma das agências afetadas pela greve, demonstrou apoio ao movimento dos servidores. “Às vezes, é necessário lutar pelos seus direitos para que o atendimento ao público melhore. Eu apoio os trabalhadores, porque sei que eles também estão enfrentando dificuldades”, declarou.
O INSS, em nota, destacou que os serviços podem ser acessados de forma remota pelo aplicativo “Meu INSS” ou pela Central 135. Além disso, a autarquia afirmou que, após a assinatura do Acordo de Greve 37, o movimento perdeu sua base jurídica. No entanto, uma mesa de negociação continua aberta para discutir a reestruturação da carreira dos servidores.
Veja Também: Policia Federal Desmantela Esquema de Venda de Dados Envolvendo Servidores do INSS e Hacker