Lula Participa de Cúpula do Brics na Rússia com Putin
Lula e Putin no Brics: Neste domingo (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para Kazan, na Rússia, para participar da primeira cúpula de líderes do Brics após a ampliação do bloco. O grupo, que inicialmente contava com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, agora inclui novos membros: Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes Unidos, embora a Arábia Saudita ainda não tenha formalizado sua adesão.
Pauta da Cúpula do Brics
A cúpula, que ocorre de terça-feira (22) a quinta-feira (24), terá como anfitrião o presidente russo Vladimir Putin. Um dos principais temas discutidos será a criação de uma categoria de “países parceiros”, que permitirá a entrada de novos países no bloco, sem os mesmos direitos e deveres dos membros plenos, como o Brasil. Segundo o embaixador Eduardo Paes Saboia, do Itamaraty, o Brasil acredita que os novos membros devem apoiar a reforma do Conselho de Segurança da ONU, um tema defendido pelo governo brasileiro.
Embora a guerra entre Rússia e Ucrânia não esteja oficialmente na pauta, o tema pode ser mencionado pelos líderes durante os encontros.
Putin e Sua Relação com o G20 e a Guerra na Ucrânia
Na sexta-feira (18), Putin anunciou que não comparecerá à cúpula do G20, que será realizada no Brasil em novembro, evitando o risco de ser preso devido ao mandado do Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra. Mesmo assim, o presidente russo reafirmou que mantém boas relações com o Brasil e que poderia ser firmado um acordo para ignorar o mandado do TPI.
Putin também defendeu a proposta conjunta da China e do Brasil, apresentada em maio, para encerrar a guerra na Ucrânia. No entanto, essa proposta não exige a retirada imediata das tropas russas, o que levou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a rejeitá-la, alegando que favorece os interesses de Moscou.
Agenda de Lula na Cúpula do Brics
Lula participará de uma cerimônia de boas-vindas na terça-feira (22), seguida de um jantar oferecido por Putin. Nos dias seguintes, as discussões se concentrarão em cooperação política, financeira e em temas regionais, como o Oriente Médio, com o Irã, novo membro do Brics, envolvido em conflitos recentes com Israel.
Na quinta-feira (24), a cúpula se encerrará com reuniões entre os líderes e convidados da Rússia, e Lula também terá encontros bilaterais, com a possibilidade de uma reunião com Putin.
Veja também: Mais de 20 Mil Imóveis Ainda Estão Sem Energia na Grande São Paulo