24.3 C
Manaus
sexta-feira, janeiro 17, 2025

Polícia prende mais de 100 pessoas devedoras de pensão alimentícia no Amazonas

Ação de combate à inadimplência

Devedores de pensão presos AM: Mais de 100 pessoas foram presas no Amazonas durante uma operação da Polícia Civil (PC-AM) que visou combater a inadimplência de pensão alimentícia. A ação, realizada entre 9 e 11 de setembro, resultou na prisão de 111 devedores que há anos não cumpriam suas obrigações alimentares.

O principal objetivo da operação foi executar mandados judiciais relacionados a processos antigos, pressionando aqueles que não realizavam os pagamentos devidos.

Etapas da operação

De acordo com Fábio Ally, delegado titular da Polinter, essa foi apenas a primeira fase da operação, e novas etapas estão programadas para os próximos meses. Ele destacou que as eleições trouxeram algumas limitações operacionais, mas o trabalho da polícia foi efetivo.

“Apesar das dificuldades devido ao período eleitoral, conseguimos capturar diversos devedores que estavam inadimplentes há anos”, disse Ally.

Entre os presos, alguns deixaram de pagar a pensão alimentícia por mais de 15 anos, com casos datando de 2009 a 2019.

Publicidade

Dívidas antigas e prisão

O delegado destacou que muitos dos devedores estão em situações financeiras críticas, tornando difícil a regularização das pendências. “Quando as dívidas se acumulam ao longo dos anos, se torna quase impossível quitá-las, levando muitos à prisão”, explicou Ally.

A operação visa cumprir cerca de 80% dos mandados em aberto até o final do ano, com a expectativa de prender em média 70 pessoas por mês.

Canal para denúncias

A Polícia Civil do Amazonas também criou um canal de atendimento via WhatsApp, pelo número (92) 3667-7727, para que as credoras possam denunciar casos de inadimplência de pensão alimentícia. O objetivo é agilizar o contato e facilitar a estratégia de ação da polícia.

“Nosso foco é oferecer suporte às credoras e garantir que essas pendências sejam resolvidas da maneira mais eficiente possível”, completou Ally.

Todos os presos na operação já foram encaminhados à Justiça.

Veja Também: Polícia Prende Humorista Carlinhos Mendigo em São Paulo por Dever Pensão Alimentícia

Artigos Relacionados

Pode Gostar