Caso envolve emissão de notas comerciais e substituição de credenciadoras de pagamento
Indiciados donos da Starbucks Brasil: A Polícia Civil de São Paulo indiciou nesta segunda-feira (23) os empresários Kenneth Steven Pope e Fábio David Rohr, representantes da Starbucks Brasil e do grupo Southrock, por suposto crime de estelionato. O inquérito foi iniciado a partir de uma notícia-crime apresentada pelas empresas Ibiúna Crédito Gestão de Recursos e Travessia Securitizadora de Créditos Financeiros.
Entenda o caso
A investigação, que ganhou destaque no mercado financeiro, começou em novembro de 2022. Na época, a Ibiúna Crédito adquiriu R$ 75 milhões em notas comerciais emitidas pela Starbucks Brasil. Essas notas tinham como garantia fiduciária os direitos creditórios das vendas realizadas nas lojas da rede de cafés.
De acordo com o relatório da Polícia Civil, o suposto esquema envolveu a substituição não autorizada da credenciadora de pagamentos GetNet pela Cielo. Essa mudança teria inviabilizado o cumprimento das obrigações contratuais, prejudicando os credores.
Acusações e detalhes da fraude
O relatório aponta que a Starbucks Brasil, por meio de seus sócios, teria utilizado valores atrelados à dívida para uma nova operação de crédito com outra empresa.
“Ficou claro, assim, que a empresa Starbucks Brasil, por intermédio de seus sócios, Kenneth Steven Pope e Fábio Rohr, valendo-se de manobra fraudulenta, se utilizou de valores que não mais lhes pertenciam, já que atrelados ao pagamento de uma dívida, para possibilitar que o mesmo crédito fosse duplamente onerado, por outra empresa credora”, detalha o documento da Polícia Civil.
Próximos passos
O caso agora segue para análise do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), que avaliará se apresentará denúncia contra os empresários.
A reportagem tentou contato com as defesas de Kenneth Steven Pope e Fábio David Rohr, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações dos envolvidos e seus representantes legais.
Este episódio lança luz sobre as práticas de gestão de grandes redes e os desafios de garantir transparência em operações financeiras de grande escala.
Veja Também: Apple Reduz Preços dos iPhones 13 e 14 Após Lançamento do iPhone 15
[…] Polícia Civil indicia donos da Starbucks Brasil por suposto estelionato […]