29.3 C
Manaus
sábado, fevereiro 22, 2025

Pioneer Encerrará Fábrica em Manaus e Demitirá 172 Trabalhadores

Empresa japonesa encerra atividades e Suframa busca recolocação para funcionários

Pioneer fecha fábrica Manaus: A Pioneer do Brasil Ltda. anunciou que encerrará suas operações na Zona Franca de Manaus (ZFM) em 31 de março de 2025. A fábrica, localizada na avenida Torquato Tapajós, no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte da capital, deixará de operar após mais de 20 anos de atividades voltadas à produção de equipamentos de áudio e vídeo, como aparelhos de som automotivos e reprodutores de DVD.

Encerramento e apoio aos trabalhadores

Durante uma reunião com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), realizada na última segunda-feira (3), a Pioneer discutiu os detalhes do fechamento e ações voltadas para a recolocação dos 172 colaboradores que serão desligados.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que a autarquia solicitará uma lista com os nomes dos funcionários para apresentá-los a empresas com projetos em fase de implantação na ZFM.

“Temos 59 fábricas com projetos de implantação e solicitamos essa lista de funcionários para oferecê-la a elas, sem prejuízo para a empresa de Recursos Humanos, que continuará fazendo a intermediação normalmente”, declarou Saraiva.

Recolocação e garantias trabalhistas

Para garantir a transição dos trabalhadores, a Pioneer contratou uma empresa especializada em recursos humanos para auxiliar na realocação dos profissionais. A fábrica, que atualmente opera em turno único, assegurou o pagamento de direitos trabalhistas e negociações para compensações indenizatórias.

Publicidade

Após a reunião, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) e da Superintendência Regional do Trabalho participaram de um encontro com Bosco Saraiva para discutir as próximas etapas.

Impacto e perspectivas

A decisão de encerrar as operações partiu da matriz japonesa da Pioneer, que enfrentou dificuldades econômicas nos últimos dez anos, agravadas pela pandemia de Covid-19.

“Nosso papel é auxiliar da melhor forma possível na recolocação desses funcionários. Felizmente, há 59 projetos de implantação aprovados para o Polo Industrial de Manaus, e acredito que essa mão de obra qualificada será absorvida rapidamente”, concluiu o superintendente da Suframa.

A expectativa é que o mercado industrial de Manaus possa absorver a mão de obra qualificada em breve, minimizando o impacto social dessa decisão.

Veja também: Trabalhador morre após ser esmagado por pedra de mármore em Manaus

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar