29.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 14, 2024

Novas Doses da Vacina contra Mpox São Aguardadas no Brasil sem Prazo Definido

Expectativa pela Chegada das Vacinas e Avaliação do Público-Alvo

Novas Doses de Vacina contra Mpox no Brasil: A chegada das novas doses da vacina contra mpox, que estão em negociação pelo Ministério da Saúde, é aguardada em breve, conforme afirmou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Em entrevista ao g1, ela revelou que as vacinas da Bavarian Nordic, as mesmas distribuídas em 2023, já estão reservadas para o Brasil. No entanto, ainda não há uma data exata para a entrega.

As negociações para a aquisição das vacinas estavam em andamento antes mesmo do recente decreto de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classificou a mpox como uma emergência de saúde pública. Ethel Maciel explicou que a parte mais complexa do processo, que envolveu a obtenção da autorização especial para a importação das vacinas, já foi concluída.

Papel da OPAS na Aquisição das Vacinas

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) está em negociação com a farmacêutica Bavarian Nordic para adquirir 25 mil doses da vacina, que serão destinadas ao Brasil. A OPAS, através de seu Fundo Rotatório, facilita o acesso a vacinas e outros insumos de saúde para os países das Américas. A Bavarian Nordic, no entanto, não comentou sobre as negociações em andamento.

Após a chegada das vacinas, o Ministério da Saúde realizará uma reunião com o Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) para avaliar a necessidade de ajustes na estratégia de vacinação, levando em consideração o cenário global da doença.

Desafios e Expectativas para a Vacinação no Brasil

O Brasil começou a campanha de imunização contra a mpox em março de 2023, priorizando grupos como pessoas que vivem com HIV/aids, profissionais de laboratórios e aqueles que tiveram contato direto com casos suspeitos. No entanto, a quantidade limitada de vacinas tem sido uma preocupação. O infectologista do Hospital das Clínicas da USP apontou que, com cerca de 1 milhão de pessoas vivendo com HIV no Brasil, as 25 mil doses previstas são insuficientes para atender à demanda.

Publicidade

Em junho de 2023, o Ministério da Saúde ampliou o programa de vacinação para incluir usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). A medida visa otimizar o uso das vacinas disponíveis, mas ainda é necessário avaliar se novas estratégias serão necessárias para conter a propagação do vírus.

Monitoramento e Vigilância Contínua

Embora o Brasil tenha um risco baixo para o atual surto, o Ministério da Saúde continua vigilante, especialmente diante do risco de introdução do Clado 1b, um subclado mais grave do vírus. A secretária Ethel Maciel destacou a importância de identificar rapidamente qualquer caso desse tipo para tomar as medidas necessárias de isolamento e impedir a transmissão.

A OMS reforça que, apesar da gravidade da mpox, a doença não é comparável à Covid-19, uma vez que já existem vacinas e métodos eficazes de controle. O Brasil, por meio de laboratórios de referência, está preparado para realizar o sequenciamento genético do vírus e identificar novas variantes, garantindo uma resposta adequada às possíveis ocorrências.

Veja Também: Foram Registrados Dois Casos de Mpox no Amazonas Neste ano de 2024: Situação Atual e Recomendações

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar