Prefeitura de Manaus realiza recapeamento de rua após 20 anos, na véspera das eleições
Recapeamento em Manaus acontece às vésperas da eleição: Na véspera da eleição municipal, que definirá o próximo prefeito de Manaus, a atual gestão de David Almeida acelerou as obras de recapeamento em bairros que não recebiam asfalto há décadas. No sábado (5), servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) foram vistos nas ruas do bairro Novo Aleixo, Núcleo 15, na Zona Norte da cidade, realizando melhorias no asfalto. De acordo com moradores locais, algumas dessas vias estavam sem qualquer manutenção há cerca de 20 anos.
Obras na véspera das eleições levantam críticas dos moradores
Moradores do bairro relataram que as obras foram feitas de maneira apressada, o que gerou desconfiança. “Eles só vieram aqui agora por causa da eleição. Parece uma maquiagem para ganhar votos”, comentou um dos residentes. A prática, segundo alguns, já é comum na atual gestão, que enfrenta críticas pela falta de infraestrutura em várias regiões da cidade.
Enquanto o bairro Novo Aleixo começa a receber melhorias, muitos outros ainda aguardam providências. Vias como a Cravinho Campos, também no Novo Aleixo, foram denunciadas por estarem em condições precárias, mesmo com os moradores pagando valores elevados de IPTU. Essa situação, relatada em abril deste ano, foi ignorada pelas autoridades até agora.
Denúncias de vereadores e moradores sobre abandono das vias públicas
Além dos residentes, figuras públicas também se manifestaram. O vereador Lissandro Breval (PP) denunciou, em Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus, o estado de abandono das ruas da comunidade José Bonifácio, localizada no bairro Colônia Santo Antônio, também na Zona Norte. De acordo com ele, as promessas de asfalto e melhorias feitas pela gestão não foram cumpridas.
Outro ponto de crítica vem da comunidade do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, onde moradores da avenida Taj Mahal também reivindicam melhorias na pavimentação e limpeza pública. Mesmo após pedidos formais à prefeitura, nenhuma ação foi tomada até o momento.
Repasse milionário e fiscalização do TCE-AM
O programa “Asfalta Manaus”, lançado com a promessa de pavimentar 10 mil ruas, recebeu mais de R$ 180 milhões do Governo do Amazonas. No entanto, apesar do montante significativo, muitas ruas permanecem sem o asfalto prometido.
Em junho deste ano, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) designou comissões para fiscalizar as obras da prefeitura, sob responsabilidade da Seminf. A presidente do TCE-AM, Yara Amazonas Lins, determinou que servidores acompanhassem algumas das obras mais caras anunciadas pela gestão de David Almeida, com o objetivo de garantir a correta aplicação dos recursos.
Enquanto a prefeitura corre contra o tempo para finalizar obras e tentar conquistar mais votos, muitos manauaras ainda aguardam soluções para os problemas de infraestrutura em seus bairros.
Siga-nos no Instagram Para Novas Notícias: AMTV News (@portalamtvnews)