26.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 16, 2025

Mergulhadores da Marinha reforçam buscas por vítimas de queda de ponte no Rio Tocantins

Operação busca 15 desaparecidos após colapso da ponte entre Maranhão e Tocantins

Buscas na ponte do Tocantins: Os mergulhadores da Marinha do Brasil foram acionados para apoiar as buscas pelas vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins. O acidente ocorreu no último domingo (22), e, até o momento, 15 pessoas seguem desaparecidas.

Ação da Marinha e reforço nas buscas

A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta segunda-feira (23). Segundo ele, o almirante Marcos Olsen, comandante da Marinha, atendeu ao pedido de envio de uma equipe de mergulho.

“Acabo de ser informado pelo comandante da Marinha, Almirante Olsen, que nossa solicitação de equipe de mergulho para realizar as buscas no local do colapso da ponte foi atendida. Os profissionais da Marinha estarão prontos para atuar já amanhã cedo. Seguiremos vigilantes e acompanhando todas as ações necessárias”, anunciou o ministro em suas redes sociais.

Situação das vítimas

O desabamento da ponte causou a queda de oito veículos no Rio Tocantins, incluindo um caminhão que transportava ácido sulfúrico. Até o momento, uma morte foi confirmada, e as buscas continuam para localizar os 15 desaparecidos.

Inicialmente, a Defesa Civil chegou a relatar três mortes, mas a informação foi corrigida posteriormente. O Corpo de Bombeiros retomou as operações nesta manhã utilizando apenas botes, devido à contaminação da água pelo produto químico.

Publicidade

Risco de contaminação por ácido sulfúrico

O governo do Tocantins emitiu um alerta para os moradores de Aguiarnópolis e regiões próximas, recomendando que evitem contato com a água do rio. O caminhão envolvido no acidente transportava ácido sulfúrico, uma substância altamente tóxica, que pode ter vazado e contaminado o Rio Tocantins.

Apesar do risco, a empresa BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água tratada em cidades como Aguiarnópolis, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins e São Sebastião do Tocantins, informou que o fornecimento não foi afetado. A captação de água nesses municípios é feita por meio de fontes subterrâneas, sem ligação com o rio.

“A água captada, tratada e distribuída à população desses municípios permanece apta para consumo”, garantiu a empresa em nota oficial.

Impacto e próximos passos

A queda da ponte impactou significativamente o tráfego na região, além de levantar preocupações ambientais e de saúde pública. As autoridades seguem monitorando a situação e realizando esforços para localizar os desaparecidos e mitigar os efeitos do vazamento químico.

Veja Também: Desabamento de ponte em Tocantins causa vazamento de ácido sulfúrico no rio Tocantins

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar