Ampliação da faixa etária
O município possui atualmente 3.700 doses de vacina contra a dengue, com validade até o final deste mês. Estas podem ser aplicadas em crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos de até 59 anos. No entanto, a disponibilidade está sujeita à existência nas salas de vacina da rede municipal.
Baixa procura e meta de imunização
Até o momento, apenas 15,95% da população-alvo recebeu a vacina, totalizando 25.960 doses aplicadas. A estratégia teve início em 22 de fevereiro, inicialmente para crianças de 10 e 11 anos e posteriormente ampliada para a faixa de 10 a 14 anos. A meta é imunizar pelo menos 90% dessa população.
Locais de vacinação e documentos necessários
Os interessados podem procurar a vacina em mais de 70 pontos de imunização gerenciados pela Semsa Manaus, sendo oito deles com horário ampliado, das 8h às 20h, inclusive aos sábados até 12h. É necessário apresentar documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, além do cartão de vacina. Crianças e adolescentes até os 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Protocolo de observação e contraindicações
Após a aplicação da dose, é recomendado permanecer na unidade de saúde por 15 a 30 minutos para observação. A vacina não é recomendada para pessoas que tiveram infecção por dengue há menos de seis meses. O intervalo para a aplicação da segunda dose é de três meses, podendo ser estendido em caso de ocorrência da doença nesse período.
Cenário epidemiológico
Neste ano, Manaus registrou 1.905 casos de dengue até o dia 13 de abril, em comparação com 722 casos no ano anterior. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar febre alta, dores nas articulações, de cabeça, falta de apetite, entre outros sintomas.
Veja Também: Ampliação da Vacinação Contra Dengue: Recomendação da FVS-AM para Utilização de Doses Prestes a Vencer