24.3 C
Manaus
sexta-feira, janeiro 17, 2025

Mais de 330 mil eleitores não conseguiram votar no 2º turno em Manaus

Diversos fatores, incluindo problemas de saúde e dificuldades logísticas, contribuíram para a abstenção no segundo turno das eleições municipais

Mais de 330 mil eleitores não votaram no 2º turno em Manaus: No segundo turno das eleições em Manaus, mais de 330 mil eleitores não conseguiram votar, o que representou 23,39% do eleitorado total da capital, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora a cidade tenha registrado a menor taxa de abstenção entre as capitais do Norte, muitos eleitores enfrentaram obstáculos que os impediram de participar do pleito.

Impedimentos para votar

Entre os fatores que levaram à abstenção, a saúde foi um dos mais citados. Ainda em meio às preocupações com a pandemia de Covid-19, muitos eleitores, especialmente os mais vulneráveis ou com problemas de mobilidade, optaram por não sair de casa para votar. Em algumas áreas, os eleitores relataram dificuldades com o transporte público, o que dificultou o deslocamento até as zonas eleitorais.

Outro ponto de destaque foram os problemas logísticos. Longas distâncias entre a residência dos eleitores e os locais de votação foram mencionadas como um dos motivos para a ausência. Além disso, em alguns casos, eleitores não conseguiram votar devido à falta de documentação necessária, como o título de eleitor ou documento de identidade com foto, o que impossibilitou a regularização de seu status eleitoral no dia da votação.

Desinteresse e descrença no sistema político

Um fator recorrente que tem contribuído para a abstenção é o desinteresse ou a descrença de parte dos eleitores no sistema político. Em várias cidades, a apatia em relação aos candidatos ou às promessas de campanha fez com que muitos optassem por não participar. A falta de confiança na política local e nacional também foi um elemento influente na decisão de muitos eleitores de não comparecerem às urnas.

Justificativa e regularização

Embora o voto seja obrigatório no Brasil para eleitores entre 18 e 70 anos, aqueles que não puderam votar no segundo turno terão a oportunidade de justificar sua ausência. O processo pode ser feito pelo aplicativo e-Título ou diretamente em uma zona eleitoral. O prazo para a justificativa costuma ser de até 60 dias após a data da eleição, e os eleitores que não cumprirem essa etapa estarão sujeitos a multa.

Publicidade

Veja também: Abstenção no 1º Turno das Eleições em Manaus Supera 280 Mil Eleitores

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar