31.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 16, 2025

Lula está “neurologicamente perfeito” Aponta Médico Após 2ª Cirurgia Para Drenagem de Hemorragia Intracraniana

Procedimento Cirúrgico Bem-Sucedido e Estado Atual

Lula encontra-se estável após nova cirurgia: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido, na manhã desta quinta-feira (12/12), a uma nova cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, que lidera a equipe médica, Lula está “neurologicamente perfeito, ótimo e conversando”.

A intervenção cirúrgica, que começou às 7h25 e durou cerca de uma hora, ocorreu sem intercorrências. O procedimento consistiu na embolização da artéria meníngea média, uma técnica pouco invasiva que bloqueia o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro. Após a cirurgia, o presidente já estava acordado e em condições de conversar.

Apesar da boa recuperação, Lula permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ainda não tem previsão de alta para o quarto. A equipe médica mantém a previsão de alta geral para a próxima semana.

Histórico e Cuidados Após a Queda

A internação de Lula começou na última terça-feira (10/12), após sentir fortes dores de cabeça na noite anterior. Na ocasião, exames de imagem realizados em Brasília detectaram uma hemorragia intracraniana, resultado de uma queda sofrida em 19 de outubro no Palácio da Alvorada. Durante o acidente, Lula cortava as unhas quando o banco onde estava sentado inclinou, provocando a queda e um traumatismo craniano.

Na primeira intervenção médica, realizada no mesmo dia da internação, o presidente passou por um procedimento de trepanação, que envolveu pequenas perfurações no crânio para drenar o sangramento. Após essa primeira cirurgia, ele apresentou boa recuperação e recebeu visitas de familiares na quarta-feira (11/12).

Publicidade

Desde o acidente, Lula vem sendo monitorado de forma constante e teve sua agenda de compromissos reduzida para facilitar o processo de recuperação.

Coletiva de Imprensa e Equipe Médica

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira no Hospital Sírio-Libanês, o cardiologista Roberto Kalil Filho afirmou que Lula não apresenta sequelas. Além dele, participaram os médicos Ana Helena Germoglio, Rogério Tuma e Marcos Stavale, que integram a equipe responsável pelo tratamento do presidente.

Kalil explicou que a embolização realizada nesta quinta-feira é parte de um protocolo pós-operatório para garantir a segurança do paciente e prevenir complicações futuras. Segundo ele, Lula está sob cuidados intensivos, mas o quadro clínico é estável e positivo.

Veja Também: Lula Passará por Procedimento para Complementar Cirurgia na Cabeça Nessa Quinta-Feira (12)

Artigos Relacionados

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar