Brasil Confirma Entrada da Indonésia no Bloco em 2025
Em comunicado oficial, o Ministério das Relações Exteriores destacou a relevância da Indonésia no cenário internacional.
“O governo brasileiro saúda o governo indonésio por seu ingresso no Brics. Detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático, a Indonésia partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do Brics”, afirmou o Itamaraty.
Expansão do Brics e Expectativas para 2025
A expectativa é de que outros oito países ingressem no Brics ainda em 2025, como membros plenos ou parceiros estratégicos. Entre os nomes cotados estão Cuba, Bolívia, Malásia e Tailândia. A ampliação do bloco busca fortalecer o papel dos países emergentes no cenário internacional e aprofundar a cooperação no Sul Global.
Desde o dia 1º de janeiro, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics, que se estenderá até 31 de dezembro deste ano. O Itamaraty revelou que a candidatura da Indonésia foi aprovada por consenso na cúpula de Joanesburgo, realizada em agosto de 2023. Entretanto, a oficialização ocorreu somente após as eleições presidenciais da Indonésia, concluídas no final de 2024.
Histórico de Expansão do Brics
Em 2024, o Brics ampliou sua base de membros, recebendo Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Arábia Saudita, aumentando o total de integrantes para dez países.
Além disso, a Arábia Saudita, embora ainda não tenha formalizado sua adesão, participou ativamente de reuniões do bloco.
Ao todo, 13 países foram convidados para integrar o Brics, incluindo nações como Nigéria, Turquia, Argélia e Vietnã. O grupo tem buscado consolidar sua influência global e promover maior equilíbrio no sistema internacional.
Veja Também: Ameaças de Trump aos Brics Podem Acelerar Declínio do Dólar, Alerta Kremlin