Acidente aéreo vitima equipe de bombeiros e profissionais de saúde durante busca de monomotor
Helicóptero Cai em MG: Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais sofreu uma queda trágica enquanto auxiliava no resgate de um monomotor que havia caído no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto. A bordo da aeronave, estavam seis tripulantes, incluindo quatro bombeiros, um médico e um enfermeiro do SAMU, todos perdendo a vida no acidente.
Operação de resgate interrompida
A equipe havia acabado de concluir o atendimento inicial ao acidente do monomotor e aguardava uma melhoria nas condições climáticas para retomar as atividades. Pouco depois, o helicóptero decolou, mas não conseguiu completar seu trajeto de retorno.
A aeronave acidentada, identificada como Arcanjo 4, estava desaparecida desde a tarde de sexta-feira (11). Após intensas buscas de 12 horas, o helicóptero foi localizado em uma área montanhosa de difícil acesso na região de Ouro Preto. O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Henrique Barcellos, confirmou que os corpos das vítimas foram encontrados próximos aos destroços.
Detalhes da queda
O acidente ocorreu em um local próximo ao ponto onde o monomotor havia caído. As buscas pelo helicóptero foram facilitadas pelo uso de GPS e triangulação de sinal de antena de celular. A Força Aérea Brasileira (FAB) e outras autoridades de investigação, como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionadas para investigar as causas do acidente.
Viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar isolaram a área para garantir que os trabalhos de resgate e perícia fossem realizados em segurança. O local do acidente é de difícil acesso, o que dificultou as operações.
Vítimas do acidente
As autoridades ainda não divulgaram oficialmente os nomes de todas as vítimas. A tragédia abalou a corporação, que perdeu quatro bombeiros e dois profissionais de saúde durante uma missão de resgate.
Manifestação do governador
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, usou suas redes sociais para lamentar a perda. “Lamento profundamente a trágica perda dos quatro militares do Corpo de Bombeiros e de dois socorristas, vítimas de um acidente enquanto cumpriam sua nobre missão de resgate em Ouro Preto. Minha solidariedade e orações estão com os familiares e amigos nesse momento tão difícil”, afirmou Zema em nota.
Queda do monomotor
O acidente inicial, que motivou a missão de resgate, envolveu um avião agrícola de prefixo PS-SLR, que caiu na estrada de São Bartolomeu. O piloto, que estava sozinho na aeronave, não resistiu aos ferimentos e foi encontrado sem vida. A queda da aeronave provocou um incêndio na área, e equipes de bombeiros atuaram para controlar as chamas.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave estava com a situação regularizada.
Veja Também: Avião de Pequeno Porte Cai em Mato Grosso, Matando 5 Pessoas, Incluindo Ex-Presidente de Time de Futebol