Secretário de Estado dos EUA Pousa em Tel Aviv para Discussões de Alto Nível
Israel vs. Hamas: Combate ao Terrorismo; Nesta quinta-feira (12), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou a Tel Aviv para se encontrar com altas autoridades israelenses, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
O encontro enfatiza o compromisso inabalável dos EUA em relação a Israel e a determinação de cooperar na luta contra o Hamas, que Netanyahu descreveu como “um inimigo da civilização”. O premiê israelense declarou:
“Hamas é o Estado Islâmico, e da mesma forma que o Estado Islâmico foi erradicado, o Hamas também deve ser eliminado.”
Ele continuou:
“O Hamas deve ser tratado de maneira idêntica à abordagem usada com o Estado Islâmico: deve ser excluído da comunidade das nações, seus líderes não devem ser recebidos, ninguém deve financiá-los e eles devem sofrer sanções.”
Benjamin Netanyahu expressou gratidão pela solidariedade dos Estados Unidos, afirmando:
“São tempos difíceis, em que precisamos estar de cabeça erguida, orgulhosos e unidos contra o mal. ‘Tony’ está fazendo esse manifesto, os EUA também. Obrigado por estarem aqui hoje. Obrigado aos EUA por estarem com Israel, hoje, amanhã e sempre.”
“O Hamas Só Tem uma Agenda”, Afirma Blinken
Antony Blinken reforçou o apoio dos Estados Unidos a Israel e pediu que outras nações condenem as ações do Hamas. Ele destacou a inaceitabilidade das atrocidades cometidas por esse grupo, ressaltando que a falta de condenação coloca em risco não apenas o povo israelense, mas também pessoas em todo o mundo.
“Não há justificativa para as atrocidades do Hamas”,
afirmou Blinken.
“A omissão em condenar atos de terrorismo ameaça não apenas os israelenses, mas cidadãos de 36 países que foram mortos ou estão desaparecidos devido aos ataques.”
Blinken continuou:
“Qualquer um que deseje paz e justiça deve condenar os atos de terror do Hamas. Sabemos que o Hamas não representa o povo palestino nem suas legítimas aspirações por segurança, liberdade, justiça, oportunidade e dignidade.”
Concluiu:
“O Hamas tem apenas uma agenda: destruir Israel e assassinar judeus.”
O secretário de Estado, que é judeu, compartilhou suas experiências pessoais, mencionando os horrores do Estado Islâmico: “Bebês mortos, corpos decapitados, pessoas queimadas vivas, mulheres estupradas. Pais mortos na frente de seus filhos e filhos mortos na frente dos pais. Como podemos compreender e lidar com isso?”
Antony Blinken reafirmou o compromisso dos EUA em relação a Israel, incluindo o fornecimento de armamentos e interceptadores para fortalecer o sistema de defesa antimísseis Domo de Ferro.
“A mensagem que trago é clara: vocês podem ser fortes o suficiente para se defender, mas, enquanto os EUA existirem, vocês nunca estarão sozinhos. Estaremos sempre ao seu lado”,
afirmou Blinken.
Este encontro reforça os laços entre os Estados Unidos e Israel em sua busca por paz e segurança na região.
Veja Também: Itamaraty em Ação de Resgate de Brasileiros em Gaza: Pedido a Israel por Proteção do Refúgio