Frente Fria e Corredor de Umidade no Brasil
Instabilidade climática Brasil: Uma nova frente fria avança pelo litoral da Bahia e traz instabilidade para grande parte do Brasil neste fim de semana. Esse sistema atmosférico canaliza a umidade da Amazônia, formando uma extensa faixa de nuvens que cobre áreas centrais do país e se estende até o Sudeste.
Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, o cenário climático é típico desta época do ano. Ele destaca os impactos esperados na Bahia:
“Vai ter muita chuva, principalmente na Bahia. O destaque fica para o leste do estado, nas regiões de Ilhéus, Porto Seguro, atingindo também a capital, Salvador.”
A previsão de temporais em várias partes do estado aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente no sábado (23), dia em que os maiores volumes de chuva são esperados.
Áreas de Instabilidade em Outras Regiões
Além da Bahia, o corredor de umidade intensifica áreas de instabilidade já presentes no país. Na sexta-feira (22), São Paulo e Rio de Janeiro devem enfrentar chuvas fortes, enquanto no sábado as pancadas se espalham por localidades do Centro-Oeste e Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas intensas nas seguintes regiões:
- Oeste do Paraná
- Noroeste de São Paulo
- Centro de Minas Gerais
- Goiás e Distrito Federal
- Mato Grosso, Rondônia e sul do Pará
- Norte do Acre e centro-sul do Amazonas
Acumulados de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h são previstos. Essas áreas estão sob aviso meteorológico laranja, indicando perigo moderado a alto.
Impacto nas Temperaturas
Com a instabilidade climática, as temperaturas tendem a ficar amenas, especialmente no Sudeste.
“Por aqui a temperatura não chega a subir muito, não deve fazer nem frio nem calor, mais ameno mesmo”, explica Luengo.
Em contraste, novembro de 2023 foi marcado por uma forte onda de calor, potencializada pelo fenômeno El Niño. Neste ano, o cenário é oposto, com frequentes pancadas de chuva regulando as temperaturas.
Sistema de Avisos do Inmet
O Inmet, responsável pelo monitoramento do clima no Brasil, emite avisos meteorológicos classificados em três níveis: amarelo (potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). Esses alertas são independentes dos comunicados da Defesa Civil, focados diretamente na proteção da população.
Com o tempo instável previsto para os próximos dias, as recomendações de segurança devem ser seguidas em todo o país.
Veja também: Relação Brasil-China atinge novo patamar com visita de Xi Jinping