Pavel Durov foi detido ao desembarcar em Paris, acusado de cumplicidade em crimes ocorridos através do aplicativo de mensagens Telegram.
Musk usou sua plataforma, X (anteriormente conhecida como Twitter), para comentar o ocorrido, afirmando: “POV: Estamos em 2030 na Europa e você está sendo executado por curtir um meme”. O termo “POV” (Point of View, ou ponto de vista, em inglês) é amplamente utilizado nas redes sociais para ilustrar uma perspectiva específica sobre um comportamento.
Reação de Musk e apoio a Durov
Além do comentário irônico, Elon Musk também demonstrou apoio a Durov usando a hashtag #FreePavel (Libertem Pavel) em outra publicação. O bilionário compartilhou um trecho de uma entrevista de Durov com o jornalista americano Tucker Carlson, na qual o fundador do Telegram elogia a plataforma X.
Pavel Durov, de 39 anos, foi alvo de uma ordem de prisão na França. Ele foi detido junto com sua esposa e um segurança, logo após chegarem ao país em um jato particular vindo do Azerbaijão.
Acusações e contexto da prisão
O motivo específico da viagem de Durov à França permanece desconhecido, mas ele possui cidadanias de diversos países, incluindo Rússia, França, Emirados Árabes Unidos (onde reside atualmente) e São Cristóvão e Nevis. No entanto, a imprensa francesa destacou que Durov evitava o território europeu nos últimos anos, ciente da possibilidade de ser preso.
A França acusa Durov de ser cúmplice em uma série de crimes cometidos através do Telegram, incluindo terrorismo, tráfico de drogas, pornografia infantil e lavagem de dinheiro. As autoridades francesas afirmam que o Telegram tem sido uma plataforma preferida pelo crime organizado para a comunicação através de mensagens criptografadas. Um investigador francês declarou ao canal TF1 que “por anos, tornou-se a plataforma número 1 para o crime organizado”.
Posicionamento do Telegram
Em resposta às acusações, o Telegram emitiu uma declaração neste domingo (25), na qual afirma que seu fundador “não tem nada a esconder”. A empresa reiterou sua posição de que não deve ser responsabilizada pelos crimes cometidos por seus usuários e defendeu a privacidade e segurança que oferece em sua plataforma.
Veja Também; X, Rede Social de Elon Musk, Anuncia Encerramento de Operações no Brasil Após Conflito com Alexandre de Moraes
Siga-nos no Instagram Para Novas Notícias: AMTV News (@portalamtvnews)