27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 14, 2024

Dia 9 de Janeiro: Reações Institucionais Após Ataque à Democracia

Após os Ataques de 8 de Janeiro, Prisões e Medidas de Reação das Autoridades

Reação Institucional: 9 de Janeiro; Brasília – No segundo dia após o ataque histórico à democracia brasileira, em 9 de janeiro de 2023, as instituições do país responderam de maneira firme à invasão das sedes dos Três Poderes e à depredação do patrimônio público. O dia foi marcado por decisões significativas e pela reafirmação do Estado Democrático de Direito.

Afastamento do Governador do DF

Nas primeiras horas do dia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o afastamento de Ibaneis Rocha do cargo de governador do Distrito Federal por 90 dias. Moraes argumentou que Ibaneis e Anderson Torres, então secretário de Segurança Pública, foram omissos diante dos ataques. Em vídeo, Ibaneis pediu desculpas e admitiu não prever a dimensão dos atos.

Prisões no Acampamento

O STF ordenou a desocupação do acampamento em frente ao Quartel General do Exército. A Polícia do Exército e a PM do DF prenderam cerca de 1.200 pessoas, apoiadores de Bolsonaro que não aceitavam o resultado das eleições.

Intervenção Federal Aprovada

A Câmara dos Deputados aprovou a intervenção federal na segurança pública do DF, decretada por Lula. Ricardo Cappelli foi nomeado interventor, com controle sobre os órgãos de segurança distritais.

Caminhada na Praça dos Três Poderes

Lula convocou governadores para uma caminhada até o STF. Na ocasião, afirmou que os responsáveis pelos ataques seriam descobertos e punidos.

Publicidade

O dia 9 de janeiro marcou a reação das instituições contra aqueles que atentaram contra a democracia, reafirmando a força do Estado Democrático de Direito no Brasil.

Veja Também: Barroso no STF: Repúdio aos Atos Golpistas de 8 de Janeiro e Apelo pela Pacificação Nacional

Artigos Relacionados

Pode Gostar