27.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 15, 2024

Corpo de João Alexandre Gonçalves de Morais foi Encontrado no Vale do Taquari Após Tentativa de Resgate de Helicóptero

Tragédia em Cruzeiro do Sul

Corpo Encontrado no Taquari Após Resgate; O corpo de João Alexandre Gonçalves de Morais, de 29 anos, foi encontrado na sexta-feira (31) após cair durante uma tentativa de resgate em Cruzeiro do Sul, uma das áreas devastadas pela enchente do Rio Taquari. João aguardava resgate sobre o telhado de uma casa que desabou quando um socorrista descia por uma corda de helicóptero.

Resgate e Desaparecimento

João Alexandre, que sabia nadar, priorizou o resgate de Fabiano, outro morador sobre o telhado. Fabiano foi salvo e está bem. O corpo de João foi encontrado na cidade vizinha de Estrela e constava na lista de desaparecidos fornecida pelo governo do estado.

Impacto da Enchente

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a tragédia deixou 172 mortos e 42 desaparecidos. Além disso, 806 pessoas ficaram feridas e cerca de 616 mil estão fora de casa, seja em abrigos ou na casa de parentes e amigos. A cheia afetou 2,3 milhões de pessoas em 475 dos 497 municípios gaúchos.

Bairro Devastado

João morava no bairro Passo de Estrela, que foi severamente afetado pela enchente. Das 850 casas do bairro, 650 foram totalmente destruídas. A localização do bairro em uma curva do rio contribuiu para a devastação. A engenheira ambiental Sofia Royer Moraes explicou que o afunilamento do rio e a presença de um paredão de pedras aumentaram a força da correnteza, devastando tudo em seu caminho.

Destruição da Igreja de Nossa Senhora de Fátima

A enchente também destruiu a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. A torre da igreja, com a imagem da santa no topo, era um ponto de referência visível de longe. Bárbara Becker, empresária local, descreveu a cena: “No fundo tinha uma igreja. A coisa mais linda. Dava para ver atrás das árvores a ponta da igreja. E a igreja foi”. A imagem da santa foi reerguida em uma cerimônia simbólica.

Publicidade

Futuro do Passo de Estrela

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está considerando transformar o Passo de Estrela em um parque com um memorial de Nossa Senhora de Fátima. A decisão ainda está em estudo, e qualquer construção no local está proibida por enquanto. O padre Ezequiel Perim enfatizou a importância da fé na reconstrução: “Se nós temos fé, se nós cremos, nós vamos conseguir ter um olhar para além de tudo isso aqui. E vamos reconstruir”.

Veja Também: RS Confirma 5 Mortes e 124 Casos de Leptospirose Após Enchentes

Artigos Relacionados

Pode Gostar