Massa de Ar Polar Refresca o Início da Semana no Sul e Sudeste
Ciclone extratropical mantém frio no Brasil: Uma nova massa de ar polar mantém as temperaturas baixas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta semana. Um ciclone extratropical, formado em alto mar no final da semana passada, contribui para a intensificação do frio, segundo informações da Climatempo.
Ciclones Extratropicais: O Que São e Como Afetam o Tempo
Ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica que geralmente se formam em latitudes médias, onde ocorre o encontro de massas de ar quente e fria. Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que o ciclone atual está localizado no mar, na direção do Rio Grande do Sul, e, mesmo afastado do continente, promove a chegada de ar frio ao Centro-Sul do Brasil.
Frio Intenso e Geada
Apesar do ciclone, o choque térmico não foi suficiente para a formação de nuvens de chuva, resultando em uma frente fria seca, como aponta Luengo: “A gente fala que é uma frente fria seca, porque não provoca chuva, mas acaba reforçando o frio dos últimos dias”. Nesta terça-feira, as temperaturas continuam baixas, com Porto Alegre não ultrapassando os 13°C, Curitiba com máxima de 15°C e São Paulo chegando aos 17°C.
Risco de Ondas Altas e Ventos Fortes
O ciclone também traz riscos para o litoral das regiões Sul e Sudeste, com alerta de ressaca emitido para áreas que vão do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo. As ondas podem alcançar até quatro metros de altura, acompanhadas por ventos costeiros intensos, que podem mover dunas de areia e afetar construções na orla.
Frio Persistente com Possibilidade de Recordes
Com a previsão de temperaturas baixas para esta terça-feira, há risco de geada intensa, especialmente no Sul do Brasil. Algumas capitais, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória, podem registrar as madrugadas mais frias de 2024, estabelecendo novos recordes de mínima temperatura.
Transição para Dias Mais Quentes
Apesar do frio intenso, a tendência é que as temperaturas comecem a subir a partir de quarta-feira, com a chegada de uma tarde menos gelada, indicando o início da transição para dias mais quentes.
Veja também: Nova Frente Fria Provoca Queda Acentuada nas Temperaturas em Capitais Brasileiras