24.3 C
Manaus
sexta-feira, janeiro 17, 2025

CBF Suspende Rodadas do Brasileirão por Causa das Enchentes no Rio Grande do Sul

Medida Emergencial é Tomada após Pedido de Clubes da Série A e da Federação Gaúcha de Futebol

Suspensão do Brasileirão: A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira a suspensão de duas rodadas do Brasileirão, em decorrência da devastação causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida atende ao apelo de 15 dos 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.

Pedido de Suspensão e Adiamento de Jogos

As rodadas 7 e 8, previstas para os próximos dois fins de semana, foram adiadas. A decisão foi reforçada pelo pedido conjunto dos clubes gaúchos – Grêmio, Internacional e Juventude – que já tiveram suas partidas suspensas até o dia 27 de maio.

Na segunda-feira, os 11 clubes da Liga Forte União solicitaram publicamente a paralisação do Brasileirão, ganhando apoio de Atlético-MG, Bahia, Grêmio e Vitória. A CBF informou que Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo não se manifestaram a favor da suspensão inicialmente, porém o Bragantino posteriormente expressou apoio à medida.

Decisão e Controvérsias

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, havia deixado a decisão nas mãos dos clubes, mas recebeu críticas pela demora em convocar o Conselho Técnico da Série A. As críticas se intensificaram quando a data do Conselho foi marcada para o dia 27 de maio. O vice-presidente do Grêmio, Antônio Brum, criticou a demora, chamando-a de “brincadeira de mau gosto”.

Retorno dos Jogos e Apoio aos Clubes Afetados

Com a suspensão das rodadas, os clubes gaúchos aguardam o retorno às competições oficiais no final de maio. O Inter enfrentará o Belgrano pela Sul-Americana, enquanto o Grêmio jogará contra o The Strongest pela Libertadores. O Juventude voltará ao Brasileirão enfrentando o Bragantino.

Publicidade

Enquanto isso, o Grêmio, com suas instalações prejudicadas pelas enchentes, mudará seus treinamentos para o CT do Corinthians, em São Paulo, a partir da próxima sexta-feira.

Solidariedade da CBF e Compromisso com o Diálogo

Em nota oficial, a CBF expressou solidariedade às vítimas das enchentes no RS e reafirmou seu compromisso com o diálogo e transparência. A decisão de suspender as rodadas foi baseada no pedido dos clubes e da Federação Gaúcha de Futebol, além de confirmar a realização da reunião do Conselho Técnico Extraordinário da Série A para o dia 27 de maio.

Veja também: Clubes da Liga Forte União Pedem Paralisação do Brasileirão Devido à Tragédia no Rio Grande do Sul

Artigos Relacionados

Pode Gostar