Um Espetáculo de Tradições e Ancestralidade Amazônica
Festival de Parintins: O Festival Folclórico de Parintins, realizado sempre no último fim de semana de junho, continua encantando o público com suas apresentações. Na noite de sábado (29), os bois Caprichoso e Garantido deram um verdadeiro show a céu aberto. O Caprichoso abordou o tema “Tradições: O Flamejar da Resistência Popular”, enquanto o Garantido revelou os segredos da “Ancestralidade Amazônica”.
A Celebração Continua
Com milhares de torcedores apaixonados, Parintins recebeu este ano um público de mais de 100 mil pessoas. As apresentações seguem até este domingo (30), prometendo mais emoção e cultura.
Caprichoso Encanta com Lenda Amazônica
O Caprichoso iniciou a noite com a lenda amazônica “O Engeramento de Chico Patuá, um Herói da Resistência Popular”. Esta narrativa remete à Cabanagem, o maior levante popular brasileiro ocorrido na região do Grão-Pará durante o Período Regencial. A rainha do folclore, Cleise Simas, evoluiu na arena em um módulo aéreo, trazendo ainda mais magia ao espetáculo.
A cunhã-poranga Marciele Albuquerque, também em um módulo aéreo, agitou a galera azulada ao se apresentar no Bumbódromo, montando em uma onça pintada e se transformando em um gavião.
A primeira alegoria apresentada pelo Caprichoso exaltou o “Pescador da Amazônia” como uma figura típica regional. A porta-estandarte Marcela Marialva, acompanhada pela sinhazinha Valentina Cid, desfilou ao som da toada “Capricho da Remada”. A arena se transformou em uma comunidade ribeirinha, com pescadores e caboclos da Amazônia representados pelos brincantes.
O pajé Erick Beltrão apresentou o ritual indígena “Rito da Transcendência Marubo” com uma grandiosa alegoria que contou com efeitos especiais de água e balé aéreo, encerrando a segunda noite de apresentações do Caprichoso no 57º Festival de Parintins.
Garantido Exalta Ancestralidade
O boi vermelho trouxe a voz de David Assayag como levantador de toadas, revezando o item com Sebastião Júnior nesta edição do festival. Ao som da toada “Quem é Garantido levanta o braço”, a galera contagiou o lado vermelho do Bumbódromo. A porta-estandarte Livia Christina evoluiu na arena em um módulo alegórico.
Isabelle Nogueira fez sua segunda apresentação como cunhã-poranga do Garantido, surgindo montada em animais da mata e do fundo do rio, numa alegoria que representava a “Lenda das Amazonas”. Na arena, ela se transformou em um gavião real, encantando o público com sua evolução.
O encerramento da apresentação do Garantido foi marcado pelo ritual indígena Huni Kuin na arena do Bumbódromo. O amo João Paulo Farias resgatou a história do Boi Campineiro, um terceiro bumbá da Ilha da Magia, que não faz parte da disputa entre os bois vermelho e azul.
O Festival de Parintins
A histórica disputa entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) acontece há 57 edições no Bumbódromo, em Parintins, conhecida como “Ilha da Magia” e localizada a 369 km de Manaus. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins atrai milhares de turistas do Brasil e do mundo a cada ano.
Durante o festival, a população de Parintins, com pouco mais de 115 mil habitantes, chega a receber um número igual de visitantes, segundo os órgãos do estado, destacando a grandiosidade e a importância cultural do evento.
Veja também: Mulher Presa por Furto de Celulares na Entrada do Bumbódromo em Parintins
Siga-nos no Instagram para mais notícias: AMTV News