Primeira Edição na América do Sul
Histórico e Concorrência
Além do Brasil, uma candidatura conjunta de Bélgica, Alemanha e Holanda estava na disputa. Inicialmente, Estados Unidos e México também eram candidatos, mas desistiram em abril. Durante o congresso, cada comitiva teve 15 minutos para apresentar suas propostas finais. A proposta brasileira destacou a sustentabilidade, o desenvolvimento esportivo, a liderança feminina no futebol e os direitos das mulheres.
Estrutura e Estádios
A candidatura brasileira propôs o uso de 10 estádios que foram utilizados na Copa do Mundo de 2014. A abertura e a final estão programadas para acontecer no Maracanã, no Rio de Janeiro. No entanto, a programação pode ser ajustada pela Fifa. Os estádios propostos são:
- Maracanã (Rio de Janeiro)
- Neo Química Arena (São Paulo)
- Mineirão (Belo Horizonte)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Arena da Amazônia (Manaus)
- Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
- Arena de Pernambuco (Região de Recife)
- Arena Fonte Nova (Salvador)
Processo de Escolha
O slogan da candidatura brasileira foi “Uma Escolha Natural”. O governo federal criou um grupo de trabalho em outubro de 2023 para auxiliar na análise dos requisitos da candidatura. Em fevereiro de 2024, uma comitiva de especialistas realizou uma visita técnica ao Brasil, e o país recebeu nota 4 em uma escala de 1 a 5. A candidatura conjunta de Bélgica, Alemanha e Holanda recebeu nota 3,7. Na votação final, o Brasil venceu com 119 votos contra 78.
Apoio e Desenvolvimento
O Brasil apostou na defesa da sustentabilidade e no desenvolvimento do futebol feminino. A campanha foi apoiada pelo governo federal, que desempenhou um papel crucial na preparação e apresentação da candidatura.
Competição Anterior e Preparativos
A última Copa do Mundo Feminina foi realizada na Austrália e na Nova Zelândia em agosto de 2023. A Espanha foi a seleção campeã, enquanto o Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos. Com a nova edição programada para 2027, o Brasil se prepara para sediar um evento que promete fortalecer ainda mais o futebol feminino no país e na América do Sul.
Veja Também: Brasil Confirma Candidatura para Sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027