31.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 16, 2025

Braga Netto é preso e tem direito a cela com ar-condicionado, TV e quatro refeições diárias

Instalações na Vila Militar

Direitos de Braga Netto após prisão: Preso no último sábado no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, está sob custódia do Exército na 1ª Divisão de Exército, localizada na Vila Militar, Zona Oeste da cidade.

O cômodo onde Braga Netto está detido possui armário, geladeira, televisão, ar-condicionado e banheiro exclusivo. O general tem direito a quatro refeições por dia – café da manhã, almoço, jantar e ceia – realizadas no rancho, local destinado à alimentação de oficiais de alta patente.

De acordo com o programa Fantástico, o militar está em uma cela que atende às prerrogativas de prisão especial reservada a integrantes das Forças Armadas, conforme previsto na legislação militar.

Benefícios da prisão especial para militares

Como general de quatro estrelas, último posto da carreira militar, Braga Netto usufrui de direitos exclusivos de sua patente. Presídios militares como os da Vila Militar são projetados para abrigar exclusivamente militares que aguardam julgamento ou cumprem penas.

Essas unidades oferecem celas individuais ou coletivas, áreas comuns para atividades, e locais para visitas. O acesso é altamente controlado e restrito, garantindo maior segurança aos detentos.

Publicidade

A prisão especial tem como objetivo preservar a integridade física dos militares, evitando possíveis represálias de outros reclusos.

Acusações e circunstâncias da prisão

Braga Netto foi indiciado no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga uma suposta trama golpista. Ele é acusado de tentativa de obstrução de investigações ao buscar acesso a informações de uma delação premiada feita pelo tenente-coronel Mauro Cid.

O general foi detido sem resistência e levado inicialmente à sede da Polícia Federal no Centro do Rio, antes de ser transferido para a Vila Militar, onde ficará à disposição do Comando Militar do Leste, órgão que já liderou anteriormente.

Segundo a decisão do ministro Alexandre de Moraes, a prisão foi necessária para garantir a ordem pública e assegurar o andamento das investigações. A defesa do general nega as acusações e afirma que provará sua inocência.

Expectativa para o caso

A prisão de Braga Netto é considerada um marco, já que ele é o primeiro general quatro estrelas a ser detido desde a redemocratização do Brasil. A expectativa é que ele seja denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no início de 2025, dentro do mesmo inquérito que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Veja também: General Braga Netto é Preso pela Polícia Federal sob Suspeita de Articulação de Golpe de Estado

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar