Decisão de Última Hora dos Candidatos à Prefeitura de São Paulo
Motivos Alegados Pelas Campanhas
Embora oficialmente as campanhas dos três candidatos tenham alegado compromissos previamente agendados no mesmo horário, fontes revelaram que a decisão de não comparecer foi influenciada pelo comportamento de Pablo Marçal nos debates anteriores. Em encontros organizados pelo jornal “O Estado de São Paulo” e pela TV Bandeirantes, Marçal foi acusado de usar palavrões, fazer ofensas e exibir comportamento inadequado, como exibir uma carteira de trabalho no rosto de Guilherme Boulos durante o debate.
Ricardo Nunes justificou sua ausência afirmando que, em debates recentes, o foco tem sido mais em ataques pessoais e estratégias para gerar conteúdo para redes sociais do que em discutir propostas para a cidade. “Hoje tenho uma agenda carregada. Pra esse mesmo horário temos o fórum fundamental sobre segurança alimentar. Tenho à tarde uma entrevista na CNN sobre as eleições. Então, não tenho como ficar o dia inteiro tratando de ações com relação à campanha eleitoral”, declarou Nunes na manhã desta segunda-feira (19) durante um fórum em São Paulo.
Controvérsias e Desistências
Outro fator que contribuiu para a desistência dos candidatos foi o convite de última hora feito pela revista Veja para a participação de Marina Helena (Novo) no debate. Os desistentes alegaram que o nome dela não constava na ata da reunião de organização com os partidos e que sua inclusão no evento foi inesperada. Além disso, o mau desempenho de José Luiz Datena nos debates anteriores, onde teve dificuldades em controlar o tempo de resposta, foi apontado por interlocutores como motivo para sua insegurança em participar de novos debates.
Reação dos Candidatos e Continuação do Debate
Guilherme Boulos, em evento de campanha na sexta-feira (16), afirmou que não cairia em “jogo rebaixado” e que sua campanha se concentra em discutir propostas que impactam a cidade de São Paulo, especialmente as regiões periféricas. Ele criticou o uso de “mentiras para evitar o debate de propostas” e reafirmou seu compromisso em abordar temas importantes para os eleitores, como o Poupatempo da Saúde e melhorias no transporte público.
Apesar das desistências, a organização do debate confirmou que o evento seguiria com os candidatos Tabata Amaral, Marina Helena e Pablo Marçal.
Debates Marcados por Controvérsias
A ausência de Boulos, Datena e Nunes do debate promovido pela revista Veja reflete as tensões e desafios que os candidatos enfrentam na reta final da campanha. O foco em ataques pessoais e a falta de controle nos debates anteriores levaram a uma decisão coletiva de priorizar outros compromissos, destacando a complexidade da corrida pela Prefeitura de São Paulo.
Veja Também: Governo de SP revoga resolução sobre Política de Saúde LGBT+ após pressão bolsonarista