Agenda da Cúpula e Prioridades de Biden e Lula
Além do compromisso no Brasil, Biden também deverá participar da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru, ainda em novembro. A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, confirmou que “ele planeja comparecer a ambas as cúpulas” antes de encerrar seu mandato em janeiro de 2025, quando passará a presidência para o republicano Donald Trump.
Possível Visita de Biden à Amazônia e Reunião com Lula
Além da participação na cúpula, Biden poderá incluir em sua agenda uma parada na Amazônia, com visita a Manaus ou Belém. A viagem teria o objetivo de destacar as questões ambientais e fortalecer o compromisso dos EUA com a preservação do bioma amazônico. No entanto, essa visita, bem como o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em solo amazônico, ainda não foram oficialmente confirmados.
Para Lula, a cúpula representa uma oportunidade de discutir duas questões prioritárias: o aquecimento global e a possibilidade de um imposto sobre grandes fortunas para combater a pobreza. Ambos os temas são parte central da agenda do presidente brasileiro e reforçam seu compromisso com causas socioambientais e de justiça econômica.
G20 – Organização e Países Participantes
O G20 é um grupo de cooperação internacional fundado em 1999 com o intuito de reunir ministros da Economia e presidentes de Bancos Centrais de 19 países, além da União Europeia. As nações que compõem o G20 representam, juntas, aproximadamente 80% da economia global, sendo uma plataforma essencial para discussões econômicas, políticas e de saúde.
O grupo foi originalmente criado pelo G7 – o seleto grupo de nações mais industrializadas e democráticas – para promover um diálogo global e coordenado diante de crises econômicas. Os encontros anuais do G20 envolvem as principais lideranças mundiais com o objetivo de fortalecer a cooperação e criar respostas conjuntas para desafios globais, especialmente em um cenário marcado pela crescente interdependência entre as economias.
Lista dos Membros do G20
Os países membros do G20 incluem:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
- União Africana
- União Europeia
A realização da cúpula no Brasil traz ao país uma importante posição no cenário internacional, colocando temas cruciais em evidência para o debate global e reforçando as parcerias estratégicas entre os membros do G20.
Veja Também: Para Garantir Medicamentos e Vacinas, Brasil Propõe Aliança Global no G20