Desabamento em Comunidade de Beruri
Desabamento em Beruri: Tragédia com Barranco; No sábado (30), um terrível desastre natural abalou a comunidade do Arumã, localizada em Beruri, no interior do Amazonas. O deslizamento de um barranco, conhecido na região como “Terras Caídas,” resultou em uma tragédia. Mais de 40 casas foram destruídas e aproximadamente 200 pessoas foram afetadas. Infelizmente, uma pessoa perdeu a vida, enquanto outras 10 ficaram feridas, e quatro ainda estão desaparecidas.
Resposta das Autoridades
O Corpo de Bombeiros imediatamente mobilizou uma equipe de mergulhadores e especialistas em resgate em áreas colapsadas para auxiliar nas operações de busca e salvamento. Além disso, o desastre também causou a destruição de uma escola, igrejas, um posto médico e um espaço para eventos na comunidade.
Vítimas e Buscas
O desabamento pegou a todos de surpresa, fazendo com que muitos moradores fugissem para dentro da floresta ao ouvirem os estrondos do deslizamento. Algumas vítimas foram resgatadas após percorrerem longos trajetos na mata densa. Entre as vítimas, uma criança de apenas 7 anos perdeu a vida, e sua irmã, de 17 anos, está entre os desaparecidos.
Operações de Resgate em Andamento
As operações de resgate continuam, com três pessoas supostamente soterradas e uma desaparecida nas águas, de acordo com os Bombeiros. A maioria dos feridos apresentou quadros de crise hipertensiva, e uma pessoa suspeita de fratura foi atendida.
Apoio e Solidariedade
O governo estadual agiu rapidamente, enviando policiais militares e agentes da Defesa Civil para prestar assistência aos moradores afetados. A resposta foi desafiadora devido à impossibilidade de pouso de aeronaves à noite no município, que está a 173 quilômetros de Manaus. As equipes adicionais de busca, resgate e assistência social chegaram no domingo (1º).
Uma força-tarefa de cerca de 30 profissionais de diversos órgãos do Estado foi montada para ajudar na resposta ao desastre. Além dos Bombeiros e da Defesa Civil, participam profissionais das Secretarias de Assistência Social, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Meio Ambiente, Fundação de Vigilância em Saúde e Instituto Médico Legal.
O governo estadual também providenciou apoio humanitário à comunidade Arumã, incluindo cestas básicas, kits de higiene pessoal, garrafões de água e frangos para os moradores afetados. O apoio foi viabilizado com o suporte do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.
O governador Wilson Lima e a Prefeitura de Beruri expressaram suas condolências às vítimas e garantiram total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados por essa tragédia.
Veja Também: Reconstituição do Desabamento da Ponte sobre rio Curuçá, Revela Segredos Chocantes!