Queda de Avião em Área de Difícil Acesso
Avião de Pequeno Porte Cai: Um avião de pequeno porte caiu em uma área de mata entre Garuva e Itapoá, no norte de Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar nesta terça-feira (4). Infelizmente, as duas pessoas que estavam a bordo não sobreviveram ao impacto.
Dificuldades de Acesso ao Local do Acidente
O local onde os destroços foram encontrados apresenta desafios significativos, como a ausência de cobertura de internet e a proximidade com uma área de ribanceira, o que dificulta as operações de resgate e investigação.
Trajeto da Aeronave
A aeronave havia decolado de Governador Valadares, em Minas Gerais, com destino a Florianópolis, em Santa Catarina. Durante o trajeto, houve uma tentativa de pouso em Joinville, também no norte do estado.
Tentativa de Pouso e Queda
Segundo informações dos militares, por razões ainda desconhecidas, o piloto decidiu tentar pousar no aeroporto de Joinville. No entanto, a tentativa foi abortada, e o avião acabou caindo na região de Barrancos.
Declaração do Aeroporto de Joinville
O aeroporto de Joinville divulgou uma nota informando que o piloto fez contato com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de segunda-feira (3). Após a queda, a Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia no local e recolher os corpos das vítimas.
FAB Envia Equipes de Busca
Em resposta ao desaparecimento da aeronave, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um avião SC-105 Amazonas e um helicóptero H-36 Caracal para realizar as buscas na região. Essas operações são coordenadas pelo SALVAERO Curitiba.
Detalhes da Aeronave Acidentada
A aeronave acidentada é um BEECH AIRCRAFT, modelo bimotor, de matrícula PS-BDW, com capacidade para seis pessoas, incluindo o piloto. Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave estava com a situação de aero navegabilidade regular, mas não tinha permissão para operar como táxi aéreo.
Nota da FAB
A FAB declarou que foi notificada sobre o desaparecimento da aeronave na segunda-feira (3). As operações de busca foram imediatamente iniciadas com o uso de aeronaves especializadas.
Tecnologias de Busca Avançadas
O SC-105 Amazonas está equipado com um radar de busca com alcance de até 360 quilômetros e um sistema de comunicação via satélite, permitindo contato constante com outras aeronaves e centros de coordenação de salvamento. Além disso, possui um sistema eletro-óptico que permite buscas por imagem e por espectro infravermelho, facilitando a detecção de aeronaves ou pessoas, mesmo em condições adversas.
Padrões de Busca e Salvamento
Com suas capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas estabelece padrões elevados para missões de busca e salvamento. A aeronave é uma plataforma robusta e confiável para operações SAR (Search and Rescue), desempenhando um papel crucial nas missões da FAB.