24.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 16, 2025

Ataque Aéreo de Israel a Escolas em Gaza Deixa 30 Mortos

Israel Alega Uso das Escolas pelo Hamas; Defesa Civil de Gaza Contesta

Ataque a escolas em Gaza deixa 30 mortos: Neste domingo (4), um ataque aéreo realizado por Israel a duas escolas na Faixa de Gaza resultou na morte de pelo menos 30 pessoas, conforme reportado pelo jornal Al Jazeera. As forças militares israelenses afirmam que as escolas estavam sendo usadas pelo grupo terrorista Hamas como centros de operações.

Divergência de Relatos

A Defesa Civil de Gaza, por outro lado, alega que aproximadamente 80% das vítimas eram crianças, contrapondo a justificativa de Israel de que os locais eram utilizados pelo Hamas para atividades terroristas. A controvérsia sobre o uso de escolas e outras instituições civis para fins militares continua a ser um ponto de discórdia significativo no conflito.

Ataques Anteriores

Este não foi o primeiro ataque a instituições de ensino na região. No sábado (13), Israel havia atacado outra escola em Gaza, resultando na morte de 17 palestinos. A justificativa fornecida foi a mesma: atingir comandantes do Hamas que, segundo as forças israelenses, se escondem em escolas e hospitais para fabricar armas e se proteger.

Escalada da Violência

Desde o aumento das tensões entre Israel e o Hamas, mais de 39,5 mil palestinos perderam a vida, segundo um boletim divulgado neste domingo (4). A ofensiva israelense foi uma resposta ao ataque inicial do Hamas no sul de Israel em 7 de outubro, que resultou na morte de 1.200 pessoas e no sequestro de 250 outras, de acordo com estatísticas israelenses.

Reações Internacionais

A comunidade internacional tem acompanhado com preocupação o aumento da violência e a escalada dos conflitos na região, chamando por uma resolução pacífica e o fim das hostilidades. Organizações de direitos humanos têm pedido investigações independentes para determinar a veracidade das alegações de ambos os lados e assegurar que as leis internacionais sejam respeitadas.

Publicidade

Veja também: Grande Multidão Homenageia Ismail Haniyeh Líder do Hamas em seu Funeral no Teerã

Artigos Relacionados

Pode Gostar