Estratégia para Utilização de Doses Prestes a Vencer
Vacinação Dengue: Ampliação no Amazonas.; A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas emitiu uma recomendação urgente aos municípios do estado para ampliarem a campanha de imunização contra a dengue. Agora, a faixa etária contemplada abrange pessoas de 10 a 59 anos de idade, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Esta medida visa evitar a perda de doses e aproveitar as vacinas disponíveis nos estoques municipais.
Operacionalização da Campanha
A partir de quinta-feira (18), os municípios amazonenses devem iniciar a vacinação para essa nova faixa etária, estendendo-a até o dia 30 de abril. A responsabilidade pela operacionalização da ampliação da faixa etária é das Secretarias Municipais de Saúde, em conformidade com as diretrizes estabelecidas.
“A importância da vacinação não pode ser subestimada, especialmente agora, durante este período crítico. Ao expandir a vacinação contra a dengue, estamos fortalecendo a proteção da população contra essa doença potencialmente grave”, enfatiza Nayara Maksoud, secretária de Estado de Saúde do Amazonas.
Orientações do Ministério da Saúde
A medida de ampliação da vacinação foi discutida durante uma reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) realizada recentemente. De acordo com as diretrizes nacionais, os municípios devem garantir a aplicação da segunda dose para aqueles que receberem a vacina contra a dengue.
“Temos uma abordagem temporária, aplicável apenas às vacinas com prazo de validade até 30 de abril de 2024. É crucial que os indivíduos que receberem a primeira dose completem o esquema vacinal de duas doses”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.
Essa medida emergencial visa otimizar o uso das vacinas disponíveis, garantindo que a população receba a proteção necessária contra a dengue, uma doença que representa uma ameaça significativa à saúde pública.
Veja também: Vacinação contra Dengue para Adolescentes: Manaus Oferece Imunização em Sete Unidades de Saúde