31.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 16, 2025

Adolescente de 16 anos morre após ser baleada por PM durante abordagem em São Paulo

Abordagem policial termina em tragédia na zona leste de São Paulo

Adolescente morta em abordagem policial: Na madrugada desta sexta-feira (10), a adolescente Victoria Manoelly dos Santos, de 16 anos, perdeu a vida após ser baleada durante uma abordagem policial em Guaianazes, zona leste da capital paulista. O caso ocorreu quando policiais militares perseguiam suspeitos de um assalto e abordaram Victoria e seu irmão, Kauê Alexandre dos Santos, de 21 anos. O policial militar envolvido no disparo foi preso em flagrante e conduzido ao 50º Distrito Policial.

Contradições nas versões apresentadas

De acordo com o boletim de ocorrência, houve divergência nos relatos sobre o que levou ao disparo fatal. Kauê afirmou que, após questioná-los, um dos policiais o agarrou pela camiseta, apontou uma arma para seu rosto e desferiu uma coronhada em sua cabeça. Neste momento, a arma disparou acidentalmente, atingindo o tórax de Victoria.

O policial, no entanto, apresentou uma versão diferente. Segundo ele, Kauê teria colocado as mãos na cintura e dado um tapa na mão do PM, momento em que a arma disparou acidentalmente e atingiu a adolescente.

Análise das evidências e indiciamento

Após ouvir depoimentos e analisar imagens das câmeras corporais dos policiais, o delegado Victor Sáfadi Maricato concluiu que o disparo ocorreu devido à coronhada desferida pelo sargento Guerra contra Kauê. “A ação do sargento deu causa ao disparo acidental que vitimou a adolescente”, afirmou Maricato, que indiciou o policial por homicídio, destacando que o uso de coronhadas não está alinhado às diretrizes das polícias brasileiras.

Reações das autoridades

A Polícia Militar declarou que não compactua com desvios de conduta e que já instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o caso. “A arma do policial foi recolhida e as imagens estão sendo analisadas”, informou a corporação.

Publicidade

A Ouvidoria da Polícia de São Paulo solicitou o afastamento dos envolvidos e o acesso às imagens registradas, cobrando uma apuração rigorosa. “É necessário investigar o tempo de socorro à vítima e aplicar punições exemplares para evitar tragédias como esta”, destacou o órgão.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado lamentou a morte de Victoria e garantiu que está investigando o caso para esclarecer os fatos e responsabilizar os culpados.

Clamor por justiça e transparência

O caso reacendeu o debate sobre a conduta policial e o uso da força durante abordagens, gerando comoção e pedidos de justiça por parte da sociedade e entidades de direitos humanos.

Veja Também: Jogador Amador é Baleado na Cabeça Após Desentendimento com Traficante em Baile Funk do RJ no Réveillon

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar