27.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 15, 2024

Líder do Hamas, Yahya Sinwar, É Morto por Israel em Operação em Rafah

Operação militar resulta na morte de Sinwar e outros membros do Hamas

Líder Hamas Morto: Yahya Sinwar, principal líder do Hamas, foi morto em uma operação militar israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, conforme relatado pelo porta-voz do Exército de Israel nesta quarta-feira (16). A operação ocorreu nas proximidades de onde corpos de reféns foram recuperados em setembro.

Segundo Doron Spielman, porta-voz do Exército, tropas terrestres e tanques israelenses estavam na região com informações de que comandantes seniores do Hamas, incluindo Sinwar, estariam escondidos. Durante o confronto, as forças israelenses foram atacadas e responderam com um tanque. Ao inspecionar os destroços de um edifício, descobriram que Yahya Sinwar estava entre os mortos.

Spielman relatou que o líder foi encontrado junto a outras três pessoas, uma delas sendo um comandante de alto escalão da brigada Khan Younis, que também morreu nos escombros. Ele acrescentou: “Todo o objetivo da operação era forçar Sinwar e outros comandantes a saírem de seus esconderijos, o que foi atingido com sucesso”.

A trajetória de Yahya Sinwar no Hamas

Yahya Sinwar, nascido em 1962, foi uma figura central no Hamas por muitos anos. Originário de um campo de refugiados em Khan Younis, no sul de Gaza, ele foi responsável por desenvolver o braço militar do grupo antes de consolidar alianças políticas importantes com potências árabes.

Ele assumiu o cargo de líder político do Hamas em Gaza em 2017, sendo eleito para o Politburo, o principal órgão de decisão do grupo. Apesar de sua posição inicial, Sinwar se tornou o principal líder de fato do Hamas, de acordo com pesquisas do Conselho Europeu de Relações Exteriores.

Publicidade

Desde 2015, Yahya Sinwar é considerado um terrorista global pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e também foi sancionado por países como Reino Unido e França devido ao seu envolvimento em ações terroristas.

O conflito no Oriente Médio e a operação israelense

O assassinato de Yahya Sinwar ocorre em um contexto de escalada nos conflitos no Oriente Médio. O Irã, através de seu apoio a grupos como Hamas, Hezbollah e Houthis, tem intensificado ataques contra Israel e seus aliados.

Israel, com apoio dos Estados Unidos, tem lançado ofensivas militares contra essas organizações paramilitares em várias frentes, incluindo Líbano, Faixa de Gaza e Cisjordânia. A operação que resultou na morte de Sinwar é parte de uma estratégia israelense para eliminar a liderança do Hamas, que foi responsável pelo ataque de 7 de outubro, causando mais de 1.200 mortes, segundo o governo israelense.

O Exército israelense informou que mais de 40 mil palestinos morreram nas operações militares na Faixa de Gaza desde o início do conflito, conforme relatado pelo Ministério da Saúde do território, controlado pelo Hamas.

Veja também: Estados Unidos Atacam Grupo Terrorista Houthis com Bombardeiro B-2 e Grupo Promete Retaliação

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar