27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 14, 2024

Abstenção no 1º Turno das Eleições em Manaus Supera 280 Mil Eleitores

Menor Índice de Abstenção do Norte é Registrado em Manaus

Abstenção em Manaus 2024: Mais de 280 mil eleitores deixaram de comparecer às urnas no primeiro turno das eleições municipais em Manaus, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o encerramento da votação. Embora o número de eleitores ausentes seja elevado, a capital amazonense registrou a menor taxa de abstenção entre as capitais da Região Norte. Com uma taxa de 19,37%, Manaus ficou atrás de outras cidades brasileiras, como Fortaleza e Teresina, no quesito participação eleitoral. Os candidatos David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) avançaram para o segundo turno, agendado para o dia 27 de outubro.

Comparação entre Capitais do Brasil e Números Regionais

De acordo com os números do TSE, 280.136 eleitores em Manaus não participaram do primeiro turno, o que representa 19,37% do total do eleitorado local. Para efeito de comparação, esse percentual é superior ao total de votos recebidos pelo segundo colocado na disputa pela prefeitura, Capitão Alberto Neto, que obteve o apoio de 275 mil eleitores.

Um dos casos de abstenção foi do técnico agropecuário Daniel Henrique, que relatou ter chegado ao local de votação às 16h, mas não conseguiu votar devido ao horário de fechamento das urnas. “Por causa de um minuto, não consegui votar”, lamentou ele, que acreditava que a votação iria até às 17h, horário de Brasília.

Entre as capitais brasileiras, Manaus ocupou a sexta posição com o menor índice de abstenção. A capital com maior participação foi Fortaleza, onde apenas 15,52% dos eleitores não compareceram. No Norte, Porto Velho teve o maior índice de abstenção, com quase 26% dos eleitores ausentes.

Apesar da alta abstenção, Manaus continua entre as capitais com maior engajamento eleitoral, o que ressalta o envolvimento do eleitorado na definição do futuro da cidade.

Publicidade

Veja Também: Na véspera da eleição, David Almeida inicia obras em rua que não recebia asfalto há 20 anos

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar