27.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 15, 2024

Tribunal de Contas do Amazonas Cria Comitê para Combater Queimadas no Amazonas

O Anuncio da criação de um Comitê de Enfrentamento às Queimadas

TCE-AM cria comitê contra queimadas: O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou, nesta terça-feira (17), a criação de um Comitê de Enfrentamento às Queimadas. A proposta foi aprovada por unanimidade durante a 33ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno e tem como objetivo intensificar as ações de controle e prevenção dos incêndios florestais, que estão causando sérios danos ambientais no estado, especialmente durante o período de seca.

Medidas para Melhorar a Gestão Ambiental

A iniciativa responde aos desafios que os órgãos ambientais enfrentam na coordenação de medidas de combate às queimadas. O comitê foi formado após constatações do programa Blitz TCE, que identificou falhas nas políticas públicas durante visitas técnicas a órgãos municipais e estaduais de controle ambiental. Segundo a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, “observamos que as queimadas continuam gerando sérios impactos ambientais e de saúde pública. Este comitê permitirá ao TCE-AM agir de forma mais eficaz, cobrando resultados nas políticas de proteção ambiental”.

Estrutura do Comitê e Funções

O comitê será composto por seis membros, incluindo um conselheiro-coordenador, um procurador de contas e servidores de áreas estratégicas como a Secretaria de Inteligência (Segin), a de Controle Externo (Secex) e a Consultoria Técnica (Consultec). O mandato dos membros será de dois anos, com possibilidade de renovação.

Entre as responsabilidades do comitê estão a avaliação de programas de controle ambiental, a análise da eficácia dos processos de licenciamento e a promoção de ações conjuntas entre estado e municípios. O comitê também será responsável por propor melhorias nas políticas de combate às queimadas e monitorar o cumprimento da legislação ambiental.

Ação Focada na Eficiência

O TCE-AM destacou que a criação do comitê é uma forma de garantir que as medidas contra as queimadas sejam eficazes e cumpram os objetivos de preservação ambiental. A portaria que oficializa o comitê será publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM ainda hoje.

Publicidade

Veja também: Rio Negro registra nível mais baixo do ano em Manaus e prefeitura deve interditar ponto turístico

Siga-nos no Instagram para mais notícias: AMTV News

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar