Governo federal promete ações para enfrentar a seca histórica no estado
Em Manaquiri, cidade da Região Metropolitana de Manaus, o presidente esteve em uma comunidade indígena e anunciou a retomada das obras de recuperação da BR-319, a única via terrestre que liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia. Devido às más condições do “Trecho do Meio”, a estrada está intransitável há quase 30 anos. “Nós não podemos deixar duas capitais isoladas, e vamos fazer isso com a maior responsabilidade”, afirmou Lula em parceria com o governador do Amazonas, Wilson Lima.
Medidas emergenciais para o Amazonas
Além de Manaquiri, Lula visitou o município de Tefé e comunidades em Alvarães, onde discutiu medidas de socorro para a população. O governo federal entregou 150 filtros de água para garantir o abastecimento de água tratada nas áreas mais distantes e vulneráveis do estado.
O Sistema de Monitoramento de Secas aponta que a maior parte do Amazonas está em situação de “seca extrema”, com algumas regiões enfrentando “seca grave”. Em setembro, o nível do Rio Negro baixou dois metros em apenas nove dias, o que intensificou os impactos da estiagem. Além disso, o estado tem enfrentado grandes incêndios florestais, com nuvens de fumaça afetando várias cidades.
Plano emergencial e liberação de recursos
Durante sua visita a Manaus, Lula se reuniu com prefeitos de municípios do Amazonas para discutir um plano de ajuda emergencial. O governo federal já reconheceu a situação de emergência em 21 dos 62 municípios do estado, o que permitirá a liberação rápida de recursos para enfrentar a crise.
Entre as ações emergenciais estão previstas obras de dragagem em trechos dos rios Amazonas e Solimões, com um orçamento de R$ 500 milhões. O governo também anunciou a antecipação do pagamento do Bolsa Família para os moradores das áreas afetadas.
O governador Wilson Lima destacou a importância de acelerar a recuperação da BR-319 e garantiu que o estado dará as contrapartidas ambientais necessárias para o processo.
Veja Também: Gravuras Rupestres de Mais de Mil anos São Vistas Durante a Seca em Manaus