26.3 C
Manaus
sábado, abril 19, 2025

Voos Cancelados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, Após Problemas no Sistema de GPS

Cancelamentos de Voos no Aeroporto Internacional de São Paulo Devido a Problemas no GPS

Voos cancelados em Guarulhos por problemas no GPS: Na manhã desta quinta-feira (29), voos de algumas companhias aéreas foram cancelados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após interferências no sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS). As empresas Gol e Azul anunciaram cancelamentos, enquanto a Latam relatou atrasos em suas operações.

Impacto nas Operações das Companhias Aéreas

A companhia Gol informou que, devido a “interferências no sinal de GPS no aeroporto de Guarulhos”, houve cancelamentos pontuais de voos com origem ou destino no aeroporto da Grande São Paulo. A empresa não especificou o número exato de voos afetados, mas destacou que “clientes impactados estão recebendo as facilidades previstas e sendo reacomodados nos próximos voos”. A Gol também afirmou que todas as ações foram tomadas com o foco na segurança, seu valor primordial.

A Azul, por sua vez, cancelou os voos AD4769 (Guarulhos-Cuiabá) e AD4157 (Cuiabá-Guarulhos), explicando que a medida se deu “devido a problemas no sistema de GPS do aeroporto”. A companhia assegurou que “os clientes impactados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão realocados em outros voos”. A Azul também lamentou os transtornos e reafirmou que a segurança de suas operações é uma prioridade.

Atrasos na Latam e Posicionamento da Concessionária GRU

A Latam também enfrentou desafios, informando que, embora suas operações já estivessem normalizadas, alguns voos sofreram atrasos na manhã desta quinta-feira “devido a questões técnicas do aeroporto, totalmente fora do controle da companhia”.

A concessionária GRU Airport, responsável pelo Aeroporto de Guarulhos, explicou que a causa do problema foi uma “intermitência no sistema de navegação GNSS, específico para aeronaves”, o que levou a atrasos pontuais nas decolagens de algumas companhias aéreas. Em nota, a GRU destacou que “os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente” e que “os planos de contingência foram acionados, com equipes técnicas trabalhando em conjunto para identificar e solucionar o problema”.

Publicidade

Medidas de Contingência e Assistência aos Passageiros

As companhias aéreas estão tomando medidas para minimizar o impacto nos passageiros afetados. A Gol e a Azul enfatizaram que os clientes estão recebendo assistência e sendo realocados em outros voos. Já a Latam destacou que a normalização de suas operações já ocorreu, mas que os atrasos anteriores foram consequência de problemas técnicos do aeroporto.

Prioridade à Segurança nas Operações Aéreas

Todas as companhias aéreas envolvidas reforçaram que as ações tomadas visam garantir a segurança das operações, um valor essencial para cada uma delas. Tanto Gol quanto Azul e Latam destacaram a importância de seguir os protocolos de segurança, mesmo diante de imprevistos técnicos como o ocorrido.

Veja também: IBGE Aponta que a População do Brasil Atinge 212,5 Milhões de Habitantes

Artigos Relacionados

Pode Gostar