Cancelamentos de Voos no Aeroporto Internacional de São Paulo Devido a Problemas no GPS
Voos cancelados em Guarulhos por problemas no GPS: Na manhã desta quinta-feira (29), voos de algumas companhias aéreas foram cancelados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após interferências no sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS). As empresas Gol e Azul anunciaram cancelamentos, enquanto a Latam relatou atrasos em suas operações.
Impacto nas Operações das Companhias Aéreas
A companhia Gol informou que, devido a “interferências no sinal de GPS no aeroporto de Guarulhos”, houve cancelamentos pontuais de voos com origem ou destino no aeroporto da Grande São Paulo. A empresa não especificou o número exato de voos afetados, mas destacou que “clientes impactados estão recebendo as facilidades previstas e sendo reacomodados nos próximos voos”. A Gol também afirmou que todas as ações foram tomadas com o foco na segurança, seu valor primordial.
A Azul, por sua vez, cancelou os voos AD4769 (Guarulhos-Cuiabá) e AD4157 (Cuiabá-Guarulhos), explicando que a medida se deu “devido a problemas no sistema de GPS do aeroporto”. A companhia assegurou que “os clientes impactados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão realocados em outros voos”. A Azul também lamentou os transtornos e reafirmou que a segurança de suas operações é uma prioridade.
Atrasos na Latam e Posicionamento da Concessionária GRU
A Latam também enfrentou desafios, informando que, embora suas operações já estivessem normalizadas, alguns voos sofreram atrasos na manhã desta quinta-feira “devido a questões técnicas do aeroporto, totalmente fora do controle da companhia”.
A concessionária GRU Airport, responsável pelo Aeroporto de Guarulhos, explicou que a causa do problema foi uma “intermitência no sistema de navegação GNSS, específico para aeronaves”, o que levou a atrasos pontuais nas decolagens de algumas companhias aéreas. Em nota, a GRU destacou que “os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente” e que “os planos de contingência foram acionados, com equipes técnicas trabalhando em conjunto para identificar e solucionar o problema”.
Medidas de Contingência e Assistência aos Passageiros
As companhias aéreas estão tomando medidas para minimizar o impacto nos passageiros afetados. A Gol e a Azul enfatizaram que os clientes estão recebendo assistência e sendo realocados em outros voos. Já a Latam destacou que a normalização de suas operações já ocorreu, mas que os atrasos anteriores foram consequência de problemas técnicos do aeroporto.
Prioridade à Segurança nas Operações Aéreas
Todas as companhias aéreas envolvidas reforçaram que as ações tomadas visam garantir a segurança das operações, um valor essencial para cada uma delas. Tanto Gol quanto Azul e Latam destacaram a importância de seguir os protocolos de segurança, mesmo diante de imprevistos técnicos como o ocorrido.
Veja também: IBGE Aponta que a População do Brasil Atinge 212,5 Milhões de Habitantes