27.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 15, 2024

Inquérito Sobre Vazamento de Mensagens no STF Gera Preocupação entre Ministros

Inquérito sobre vazamento de mensagens no STF preocupa ministros

Inquérito no STF gera apreensão: O inquérito instaurado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar o vazamento de mensagens entre assessores e ex-auxiliares tem gerado apreensão entre alguns ministros da Corte. A decisão de Moraes, segundo fontes do tribunal, é vista como um movimento arriscado, que poderia ser evitado para minimizar desgastes.

Preocupações Internas no STF

Ministros do STF, que preferiram não se identificar, acreditam que Moraes “dobrou a aposta” ao abrir uma nova investigação em um momento que, na visão deles, seria mais prudente evitar conflitos adicionais. Essas fontes destacam que as críticas a Moraes haviam diminuído nos últimos dias e que o novo inquérito pode reacender essas tensões, especialmente pelo fato de o próprio ministro estar diretamente envolvido no caso.

Internamente, a percepção é de que o desgaste provocado por essa situação não se limita a Moraes, mas afeta toda a imagem do STF. Esse cenário é considerado indesejável, especialmente em um momento em que o Judiciário busca estabilizar sua relação com o Congresso após os embates envolvendo as emendas parlamentares.

Detalhes do Inquérito e Reações

O inquérito foi motivado após uma reportagem da “Folha de S.Paulo” revelar que o gabinete de Alexandre de Moraes teria solicitado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fora dos procedimentos normais, a elaboração de relatórios para embasar decisões no inquérito das “fake news”. Em resposta, o ministro afirmou que não há irregularidades nas ações tomadas.

Uma das primeiras ações do inquérito foi a intimação do perito Eduardo Tagliaferro pela Polícia Federal (PF) para prestar depoimento sobre o vazamento de mensagens de seu celular. O depoimento está agendado para as 11h desta quinta-feira (22) na superintendência da PF em São Paulo. A defesa de Tagliaferro solicitou acesso completo ao inquérito, que tramita em sigilo no STF, além do adiamento do depoimento.

Publicidade

Reflexos na Relação entre os Poderes

A preocupação com o inquérito não se limita ao STF. A tensão gerada por essa nova investigação ocorre em um momento delicado, em que o Judiciário tenta restabelecer um diálogo construtivo com o Congresso Nacional, após a crise das emendas parlamentares. Esse movimento de Moraes pode, segundo avaliações internas, criar novas fricções, dificultando os esforços para um entendimento mais amplo entre os poderes.

Veja também: Alexandre de Moraes Abre Inquérito Sigiloso para Investigar Novos Vazamentos de Mensagens; PF Intima Ex-Assessor para Depoimento

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pode Gostar