27.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 15, 2024

Suécia Enfrenta Primeiro Caso de Variante Letal do Mpox Fora da África

Suécia Confirma Primeiro Caso de Variante Perigosa do Mpox Fora da África

Variante perigosa do Mpox confirmada na Suécia: A Suécia registrou o primeiro caso de uma variante mais perigosa do vírus Mpox fora do continente africano. O paciente havia viajado recentemente para a África e buscou atendimento médico em Estocolmo, capital da Suécia, após apresentar sintomas da doença.

Identificação do Caso e Contexto Epidemiológico

A Agência de Saúde Pública da Suécia anunciou nesta quinta-feira (15) que foi identificado o primeiro caso da variante mais perigosa do Mpox fora da África. Este caso envolve uma pessoa que recentemente esteve em território africano e procurou ajuda médica após manifestar sintomas relacionados à doença.

Surto e Diferenças entre as Variantes do Vírus

Na África, a República Democrática do Congo enfrenta um surto causado pelo clado 1 do vírus Mpox, uma variante considerada mais perigosa. Casos também foram relatados em países vizinhos, como Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda. Em 2022, o surto global de Mpox foi causado pela variante clado 2b, associada a formas menos graves da doença.

De acordo com a Agência de Saúde Pública da Suécia, “o clado 1 causa a mesma doença que o clado 2b, anteriormente encontrado na Suécia, mas provavelmente está associado a um risco maior de um curso mais grave da doença e maior mortalidade.” Ao contrário do clado 2b, que se espalhou principalmente por contato sexual, o clado 1 é transmitido com maior frequência por contato próximo, especialmente dentro de domicílios e muitas vezes afetando crianças.

Declaração da OMS e Importância do Monitoramento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quarta-feira (14) que o surto de Mpox na África constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional, o mais alto nível de alerta da agência. A vigilância global e a prontidão para lidar com essa nova variante são essenciais para conter a propagação e minimizar os riscos de um surto mais grave.

Publicidade

Veja também: Emergência Global: O que você precisa saber sobre o surto de Mpox e Como Se Proteger

Siga-nos no Instagram para mais notícias: AMTV News

Artigos Relacionados

Pode Gostar