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quinta-feira, novembro 14, 2024

Caixa-preta do Avião da Voepass Registra Últimos Momentos Antes da Queda, com Copiloto Discutindo Sobre Aumentar Potência e Gritos na Cabine.

Relatório Inicial do Cenipa Sobre a Queda Será Divulgado em 30 Dias; Causa do Acidente Ainda é Investigada

Caixa-preta da Voepass revela últimos momentos do voo; O gravador de voz da cabine do avião ATR-72, operado pela Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), capturou conversas cruciais momentos antes do acidente, incluindo gritos e uma pergunta do copiloto sobre a necessidade de “dar potência” à aeronave. Essas informações foram obtidas com exclusividade pelo Jornal Nacional e fazem parte das duas horas de transcrição realizada pelo laboratório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Conversa do Copiloto e Tentativas de Recuperação

Conforme os dados transcritos, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva percebeu que a aeronave estava perdendo sustentação e questionou o que estava acontecendo, sugerindo que era necessário “dar potência” para estabilizar o avião. Infelizmente, apesar das tentativas da tripulação, a aeronave perdeu altitude rapidamente e acabou colidindo com o solo. A gravação termina com os gritos dos tripulantes e o estrondo da colisão.

Análise Preliminar e Dificuldades na Decifração

Os investigadores do Cenipa informaram que, embora a análise inicial dos dados da caixa-preta não tenha identificado sons característicos de falhas, como alarmes de fogo ou pane elétrica, ainda é cedo para descartar qualquer hipótese sobre a causa do acidente. O modelo ATR 72-500, com hélices localizadas próximas à cabine de comando, gerou muito ruído na gravação, dificultando a decifração completa dos diálogos.

Possível Formação de Gelo nas Asas

Entre as hipóteses investigadas está a possibilidade de formação de gelo nas asas da aeronave, o que poderia ter causado uma perda de estabilidade, conhecida como “estol“. No entanto, os especialistas alertam que apenas o gelo não seria suficiente para explicar a queda, e outras causas ainda estão sendo consideradas.

Participação Internacional na Investigação

A investigação conta com a colaboração de engenheiros da ATR, fabricante francesa do avião, e da Pratt & Whitney, fabricante canadense do motor. Representantes dos órgãos de segurança de voos da França (BEA) e do Canadá (TSB) também estão envolvidos, seguindo acordos internacionais de cooperação em casos de acidentes aéreos.

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Divulgação em 30 Dias

O Cenipa informou que o relatório preliminar sobre a queda da aeronave será divulgado em 30 dias. Até lá, os investigadores esperam reunir mais dados e análises das caixas-pretas para esclarecer o contexto que levou ao trágico acidente, que resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo.

Embora as causas exatas da queda do ATR-72 ainda sejam desconhecidas, o trabalho meticuloso dos investigadores e a colaboração internacional buscam trazer respostas definitivas sobre a tragédia. O relatório preliminar será um passo crucial nesse processo, revelando mais detalhes sobre o que ocorreu nos últimos momentos do voo.

Veja Também: Voepass Retoma Operações na Rota do Avião Acidentado em Vinhedo (SP)

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