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sexta-feira, novembro 15, 2024

CrowdStrike e Microsoft: Entenda a Interrupção Cibernética Global

Falha em Ferramenta de Segurança

Falha da CrowdStrike causa interrupção global; Na manhã desta sexta-feira (19), o mundo enfrentou uma interrupção cibernética significativa causada por uma falha em um sistema de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike. A falha ocorreu na ferramenta Falcon, que é utilizada para detectar possíveis invasões hacker. Segundo a empresa, o problema surgiu durante uma atualização de software (update).

Impacto Global

Especialistas sugerem que o erro na atualização foi responsável por um apagão cibernético global. Entre os clientes impactados, a Microsoft sofreu interrupções significativas em seus serviços. Usuários em várias partes do mundo relataram que ao ligar seus computadores, o sistema Windows travou, exibindo a conhecida “tela azul”.

Isso ocorreu porque a Microsoft utiliza a ferramenta Falcon em seu serviço de computação em nuvem, o Azure. A computação em nuvem é um serviço de armazenamento usado por empresas de vários setores para hospedar grandes volumes de informações, como dados de clientes.

Serviços Afetados

A Microsoft afirmou por volta das 8h10 (horário de Brasília) que a falha havia sido resolvida, embora problemas residuais ainda pudessem ocorrer. De acordo com o site Downdetector, que monitora interrupções em canais digitais, houve reclamações sobre aplicativos da Microsoft desde a noite de quinta-feira (18).

Os seguintes serviços da Microsoft foram afetados, mas já voltaram a operar:

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  • Microsoft Defender
  • Microsoft Defender para Endpoint
  • Microsoft Intune
  • Microsoft OneNote
  • OneDrive
  • SharePoint Online
  • Windows 365
  • Viva Engage

A Microsoft orientou que clientes que ainda enfrentam problemas devem contatar a CrowdStrike para assistência adicional.

Resposta da CrowdStrike

George Kurtz, CEO da CrowdStrike, declarou na plataforma X que o problema na atualização já foi identificado e isolado, e que uma correção foi implementada. Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks, explicou que empresas afetadas pelo problema da Falcon precisavam ser usuárias de sistemas Windows, clientes da CrowdStrike e ter permitido a atualização do software.

Hiago Kin, presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética, destacou a importância de processos rigorosos de testes e validação em atualizações de software. Ele afirmou que “faltou implementar testes exaustivos em ambientes de pré-produção que simulem cenários reais antes de liberar atualizações, garantindo que novas atualizações não causem regressões, testando todas as funcionalidades existentes.”

Apagão Mundial

O Escritório Federal Suíço de Segurança Cibernética (BACS) mencionou que uma atualização ou configuração incorreta da CrowdStrike causou as interrupções tecnológicas internacionais. O site The Verge também atribuiu à CrowdStrike a responsabilidade pelo apagão global.

Impacto nas Companhias Aéreas e Bancos

Nos Estados Unidos, as companhias aéreas American Airlines, United e Delta paralisaram todos os voos sem previsão de decolagem. No Brasil, usuários relataram que aplicativos de bancos estavam fora do ar. A CrowdStrike, no entanto, não confirmou se o apagão global desta manhã estava relacionado à falha em seu sistema.

Veja Também: Falha na Segurança Cibernética da CrowdStrike Causa Apagões que Influenciaram em Voos, Serviços Bancários e Comunicação em Várias Partes do Mundo.

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