27.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 15, 2024

Falha na Segurança Cibernética da CrowdStrike Causa Apagões que Influenciaram em Voos, Serviços Bancários e Comunicação em Várias Partes do Mundo.

Impacto Mundial em Diversos Setores

Apagão Cibernético Atraso Global; Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético de grande escala afetou operações de companhias aéreas, bancos, empresas de comunicação e serviços de saúde em várias partes do mundo. O incidente está relacionado à empresa de segurança digital CrowdStrike, que reportou falhas no sensor “Falcon” de seu sistema operacional Windows.

Paralisação de Voos e Serviços Essenciais

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo American Airlines, United e Delta, suspenderam todos os seus voos. A JetBlue, focada principalmente em voos domésticos nos EUA, manteve suas operações normais. Na Europa e Índia, grandes aeroportos também enfrentaram atrasos, com todas as decolagens em Berlim, na Alemanha, interrompidas por algumas horas.

Segundo a rede ABC, nenhum voo das principais companhias aéreas dos EUA deve decolar nas próximas horas, mas as viagens já em andamento continuarão normalmente.

Problemas Bancários e de Comunicação

Usuários no Brasil relataram que aplicativos de bancos estão fora do ar. Na Austrália, a rede estatal ABC e a Sky News Australia estão com suas programações paralisadas. Nos Estados Unidos, o serviço de emergência 911 ficou inoperante no Alasca. Serviços bancários e de mídia na Austrália também foram afetados, com algumas lojas fechando temporariamente. Bancos na Nova Zelândia e serviços de trem no Reino Unido relataram problemas semelhantes. No Reino Unido, o canal Sky News ficou fora do ar devido a dificuldades técnicas, e sistemas de computadores do serviço público de saúde foram comprometidos.

Na Alemanha, dois hospitais cancelaram cirurgias eletivas devido a falhas em seus sistemas de TI. Na África do Sul, um dos maiores bancos do país anunciou que todos os seus serviços foram afetados nacionalmente.

Publicidade

Declarações Oficiais e Medidas Tomadas

O governo da Austrália afirmou que o incidente parece estar relacionado a um problema global na CrowdStrike. Em um comunicado, a empresa confirmou a falha em seu sensor “Falcon” no sistema operacional Windows. A CrowdStrike é responsável por fornecer serviços de cibersegurança para grandes corporações, ajudando a identificar falhas em sistemas digitais e prevenir ataques hackers.

Até o momento, não há indícios de que o apagão seja resultado de um ataque hacker, conforme relatado pela CrowdStrike.

Impacto nas Olimpíadas de Paris

Na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris também enfrenta problemas de TI, a apenas uma semana do início das competições. Apesar dos problemas técnicos, a venda de ingressos não foi afetada.

Veja Também: Explosão Solar Causa Apagão em Ondas de Rádio: Fenômeno Astronômico Afeta Comunicações Globais

Artigos Relacionados

Pode Gostar