Primeiro Aumento de Preços em 2024 Sob Gestão de Magda Chambriard
Ajustes de Preços e Impactos
A partir desta terça-feira (9), os novos valores passam a valer para as distribuidoras. Para o gás de cozinha, o preço de venda será, em média, de R$ 34,70 por botijão de 13kg, representando um aumento de R$ 3,10. Este é o primeiro reajuste no preço do gás de cozinha em 2024, com os últimos ajustes ocorrendo em maio e julho do ano passado, ambos resultando em reduções. O último aumento significativo no preço do gás ocorreu em 11 de março de 2022.
Histórico de Preços
O último ajuste no preço da gasolina ocorreu em 21 de outubro de 2023, quando os preços foram reduzidos. O último aumento da gasolina havia sido em 16 de agosto de 2023. A Petrobras justifica os ajustes com base na paridade de importação, buscando alinhar os preços internos com os valores do mercado internacional.
Considerações da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), os preços praticados pela Petrobras estavam 18% abaixo dos valores de paridade com o combustível importado. O aumento anunciado cobre apenas parte dessa diferença, refletindo a necessidade de ajustes para manter a competitividade no mercado.
Declarações da Presidente da Petrobras
Há um mês, durante um evento no Rio de Janeiro, Magda Chambriard demonstrou confiança nos preços internacionais e nos valores praticados pela Petrobras. Ela afirmou que o preço de referência no exterior, a participação de mercado da estatal e o custo de oportunidade para exportação estavam adequados na época, e que não haveria necessidade de mudanças imediatas nos preços da companhia.
A decisão de aumentar os preços agora reflete a dinâmica do mercado e a necessidade de ajustes periódicos para manter a sustentabilidade financeira da Petrobras.
Veja Também: Combustíveis em 2023: Montanha-Russa nos Preços! Gasolina Dispara 12,5%, Diesel e Etanol em Queda Livre