27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 14, 2024

Brasil Será o Primeiro País a Ter ‘Modo Ladrão’ em Celulares Android: Veja Como Vai Funcionar

Novo Recurso de Segurança para Android no Brasil

‘Modo Ladrão’ no Android: Anunciado inicialmente no Google I/O 2024, o Google oficializou nesta terça-feira (11) o lançamento do “modo ladrão” para dispositivos Android. Este novo recurso, criado para combater roubos de celulares, bloqueia a tela do aparelho ao identificar que ele foi arrancado abruptamente da mão do usuário. O Brasil será o primeiro país do mundo a testar essa novidade, disponível a partir de julho para alguns usuários que possuem dispositivos rodando Android 10 ou superior.

Funcionamento da Tecnologia

Durante o evento Google For Brasil 2024, a empresa explicou que o celular usa inteligência artificial e o acelerômetro, um sensor que mede vibração e aceleração, para detectar um roubo. Assim que o aparelho é puxado da mão do usuário, a tela é automaticamente bloqueada, exibindo a mensagem: “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”. Para desbloquear, será necessário inserir a senha do dispositivo.

A tecnologia é capaz de identificar diferentes tipos de fugas, seja a pé, de bicicleta, de moto ou de carro. Esta inovação visa proporcionar mais segurança aos usuários de smartphones no Brasil, um país que sofre com altos índices de roubos de celulares.

Motivação e Colaboração com o Governo

A criação do “modo ladrão” foi motivada pelas ações da “gangue da bicicleta”, quadrilhas que atuam no centro de São Paulo arrancando celulares das mãos das vítimas e fugindo de bicicleta. Em setembro de 2023, lideranças do Android vieram ao Brasil, incluindo Sameer Samat, presidente do ecossistema Android, para entender de perto como esses criminosos atuam.

Em Brasília, os executivos se reuniram com o então secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, responsável pelo aplicativo Celular Seguro, que também visa inibir roubos e furtos de celulares. “Esperamos que o lançamento apresentado hoje possa contribuir para manter as pessoas mais seguras”, afirmou Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil.

Publicidade

Recursos Adicionais Anunciados

No evento Google For Brasil 2024, a empresa também anunciou o “Bloqueio de dispositivo offline”. Este recurso bloqueia a tela do smartphone automaticamente caso ele fique por muito tempo sem acesso à internet, prevenindo que criminosos tentem desconectar o aparelho da rede para evitar sua localização.

Além disso, o Google planeja implementar um “bloqueio remoto” sem necessidade de login. Em uma página dedicada, os usuários poderão inserir o número do celular para bloquear a tela instantaneamente a partir de outro dispositivo. Para garantir a segurança e evitar abusos, será necessário completar um rápido desafio de segurança antes de executar o bloqueio.

Considerações Finais

Para que o “modo ladrão” funcione, os usuários devem ativar o bloqueio de detecção de roubo nas configurações do aparelho. O Google alerta que, quando habilitado, pode haver casos em que movimentos abruptos sejam identificados por engano, resultando no bloqueio da tela. Contudo, esses recursos visam oferecer maior proteção aos dados e dispositivos dos usuários brasileiros.

Veja também: Influenciador Lucas Souza Sofre Crise de Ansiedade Após Vazamento de Vídeo Íntimo

Artigos Relacionados

Pode Gostar