Alertas de tempestade e devastação em Oklahoma
Tornados em Oklahoma deixa 4 Mortos: Os tornados que atingiram Oklahoma (EUA) neste fim de semana deixaram quatro mortos, incluindo um bebê de quatro meses, e mais de cem pessoas feridas, gerando uma cena de devastação em várias áreas afetadas.
Alertas de tempestade e abrangência dos danos
Neste domingo (28), mais de 7 milhões de norte-americanos estão sob alertas de tempestade. Mais de duas dúzias de tornados que atingiram a região na noite do sábado (27), no horário local, segundo o jornal “New York Times”.
Os avisos de tempestade com ventos fortes, chuvas intensas e granizo também foram emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional para mais de 47 milhões de pessoas, do leste do Texas até Illinois e Wisconsin.
Resposta das autoridades e estado de emergência
O governador de Oklahoma, Kevin Stitt, declarou “estado de emergência” e liberou mais verbas para socorristas e operações de recuperação. Em mensagem de vídeo postada nas redes sociais, o governador disse que pretende visitar neste domingo os estragos feitos pela tempestade.
O Serviço Meteorológico Nacional relatou que a pior das tempestades atingiu o centro de Oklahoma no sábado até a manhã de domingo e se espalhou pelo noroeste do Texas e pelo oeste do Missouri e do Kansas.
Avaliação dos danos e vítimas
Três mortes foram relatadas pelo Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma, que também reportou mais de 30 feridos e dezenas de casas destruídas ou danificadas. A quarta foi divulgada por Stitt, em coletiva de imprensa.
A instituição alertou que o saldo da destruição ainda vai ser avaliado, em meio a árvores derrubadas, linhas de energia cortadas e estradas repletas de destroços.
As equipes de resgate continuam trabalhando incansavelmente para encontrar possíveis sobreviventes e prestar assistência às comunidades afetadas. O impacto desses tornados é uma lembrança dolorosa da imprevisibilidade da natureza e da importância da preparação para lidar com desastres naturais.
Veja também: Carreta da Saúde em Manaus: Exames de Mamografia e Ultrassonografia