Situação da Dengue em 2024
Até o momento, em 2024, não foram registradas mortes pela doença no Amazonas. No entanto, três óbitos estão sob investigação em Manaus, Lábrea e Coari, conforme dados do Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde.
Detalhes dos Casos
A Secretaria de Saúde de Lábrea informou à Rede Amazônica que a vítima na cidade é um homem de 88 anos.
Novos Casos em Manaus
Em Manaus, o número de novos casos da doença aumentou para 820 até o dia 3 de fevereiro, confirmados por critérios laboratoriais, clínicos e/ou clínico-epidemiológicos, de acordo com informações divulgadas pela Semsa.
Panorama da Dengue no Amazonas
Segundo o monitoramento do Ministério da Saúde, o Amazonas notificou 4.391 casos da doença até o momento. Desses, 1.136 foram confirmados, enquanto outros 3.255 estão em fase de investigação.
A morte dessa criança reforça a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a transmissão dessas doenças.
Vale ressaltar que os sintomas da dengue podem variar de febre alta a dores musculares e articulares, podendo evoluir para casos graves, como a dengue hemorrágica, que pode ser fatal. Portanto, é essencial buscar atendimento médico ao apresentar sintomas suspeitos e manter-se informado sobre as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde.
Veja Também: Investigação de Duas Mortes por Dengue no Amazonas, Alerta do Ministério da Saúde